Rádio Panorama FM 87,9

LATEST NEWS

Com público alvo ampliado, Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada em Lauro de Freitas

A campanha de vacinação contra os vírus Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B causadores da gripe, foi prorrogada em Lauro de Freitas e terá a vacina disponível para profissionais de serviços essenciais, desta segunda-feira (13) até o dia 24, caso ainda haja estoque. Do dia 20 em diante, a campanha será aberta a todos os públicos.

No município, conforme o levantamento mais recente da Secretaria de Saúde (Sesa) divulgado nesta segunda-feira (13), desde o começo da campanha, em março, até agora foram distribuídas 48.960 doses para a imunização da população o que representa cobertura vacinal de 63,38% entre os grupos prioritários. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar os 90%.

“O objetivo é imunizar um maior número de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus,” destaca a superintendente da Vigilância em Saúde, Regina Coeli.  Para isso, a vacinação estará disponível para profissionais dos serviços essenciais (Embasa, Correios, Supermercados, Postos de combustível, limpeza urbana, lotéricos, imprensa e outros). “É necessária a comprovação do vínculo trabalhista (Carteira de trabalho ou contrato)”, completa Coeli.

Pessoas que compõem outros grupos prioritários (crianças de 06 meses a menores de 06 anos, gestantes, puérperas, idosos, indivíduos de 55 a 59 anos, profissionais das forças armadas e de segurança, professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, motoristas, cobradores de transporte coletivo e trabalhadores da saúde), também podem receber a proteção. “Lauro de Freitas imunizou mais de 90% dos idosos e também alcançou a meta das mães com pós-parto recente (45 dias)”, informa Coeli. 

As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 15h30, em 14 salas de vacinação da rede municipal de Lauro de Freitas. Os integrantes dos grupos prioritários podem ser imunizados nas USFs Israel Moreira, Parque São Paulo, Vila Nova, Noel Alves, Cidade Nova, Manoel José Pereira, Tarumã, Jardim Independência e Antonio Carlos Rodrigues. 

Outros quatro pontos foram implantados para ampliar a oferta e funcionam no Centro de Especialidades Odontologicas (CEO) das 8h às 15h30, Escola Municipal Mariza Pitanga, das 8h às 12h, Policlínica Professor Carlos Bastos e Escola Municipal Vida Nova, às terças e quintas-feiras das 8h às 12h. 

Medida que restringe circulação noturna em Lauro de Freitas é prorrogada por mais uma semana

O decreto que estabelece restrição de circulação noturna em todo o território de Lauro de Freitas foi prorrogado, desta segunda-feira (13) até o dia 19. Em conformidade com decisão do Governo do Estado, que estendeu medidas de prevenção na Região Metropolitana a fim de conter a proliferação do coronavírus, a Prefeitura Municipal mantém o horário de restrição das 18h até às 5h da manhã do dia seguinte. As determinações do Estado serão fiscalizadas no município por equipes da Força-Tarefa.

Conforme o decreto nº 19.826, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no último sábado (11), ficam autorizados a funcionar, durante a faixa de horário restritivo, os serviços de unidades de saúde e farmácias, para compra de medicamentos, ou em situações que fique comprovada a urgência. A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança, no desempenho de suas funções.

A publicação do DOM de Lauro de Freitas, desta segunda-feira (13), prorroga a vigência e efeitos jurídicos do decreto municipal nº 4.623. Portanto, fica autorizado, no período das 5h da manhã até às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção da saúde, além das atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

Entre os serviços essenciais estão mercados, serviços de delivery, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada e funerários, postos de combustíveis, bancos e lotéricas, oficinas mecânicas, lojas de material de construção, óticas, indústrias e estabelecimentos voltados a alimentação e cuidado a animais. Detalhes do decreto que prorroga a circulação noturna em Lauro de Freitas e outros podem ser consultados no site da Prefeitura através do link (https://cutt.ly/5oOu4wl).  

Ainda dentro do horário das 5h da manhã até às 17h são permitidos serviços públicos essenciais em que o funcionamento não admite interrupção, assim como as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Decreto Estadual

A medida de restrição de circulação noturna como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da Covid-19, prorrogada pelo Governo do Estado no decreto nº 19.826, contempla ainda os municípios de Camaçari, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.

Operação do controle de circulação

Em Lauro de Freitas, o controle de circulação de pessoas e automóveis foi iniciado em 15 de maio. Para fazer o cumprir o decreto que restringe a locomoção noturna, a Prefeitura montou uma Força-Tarefa composta por agentes fiscais de seis secretarias e por membros de forças policiais. Desde a implantação da medida até este último domingo (12), a Força-Tarefa orientou o fechamento de 102 estabelecimentos, interrompeu a realização de festas que promoviam o risco de contaminação, fez 121 atendimentos sociais, além de executar 10.608 abordagens orientativas a pessoas e veículos.


Salvador registra queda de 85% em novos casos de coronavírus em sete dias

Salvador registrou queda no número diário de novos casos de coronavírus nos últimos sete dias. Dados do boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) indicam que na terça-feira (7) a capital da Bahia contabilizou 1.188 novos infectados, o número caiu para 999 na quarta-feira (8), depois para 603 na quinta-feira (9). A pasta somou 591 novos casos de Covid-19 na sexta (10) e 621 no sábado (11), número que apesar de maior que o dia anterior, não representa crescimento da curva de transmissão na cidade. No domingo (12) foram notificados 334 ocorrências.

Os dados desta segunda-feira (13) trouxeram a notificação de apenas 171 novos casos da doença em Salvador. 

A capital baiana alcançou o mais alto número de novos casos em 24 horas em 27 de junho, quando registrou 3.486 diagnósticos positivos para Covid-19. 

Nesta segunda a capital baiana chegou ao total de 43.239 casos desde o início da pandemia. A cidade concentra 40,73% dos casos de coronavírus de todo o estado. 

Tiroteio é registrado no Engenho Velho da Federação; jovem é encontrado morto no local

Uma troca de tiros foi registrada por moradores do bairro de Engenho Velho da Federação, em Salvador, na noite de segunda-feira (13). Segundo a 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atende à região, um jovem de 20 anos foi achado morto no local. Não há informações se ele participava do tiroteio.

De acordo com a polícia, o caso ocorreu na localidade conhecida como “Forno”, por volta das 20h, durante um confronto entre grupos rivais ligados ao tráfico de drogas.

O corpo do jovem foi achado na localidade conhecida como “Mangueira”, que fica próxima ao “Forno”.

G1 entrou em contato com a Polícia Militar para levantar mais informações sobre o caso, e saber se bairro terá reforço policial, mas, até a última atualização desta matéria, não obteve retorno.

Operação contra violência

A partir desta quarta, os três bairros tiveram atuações de unidades especializadas da polícia — Foto: Polícia Militar

A partir desta quarta, os três bairros tiveram atuações de unidades especializadas da polícia — Foto: Polícia Militar

Recentemente, o bairro de Engenho Velho da Federação foi alvo de uma operação, após ações violentas de criminosos. Os bairros de Saramandaia e Nordeste de Amaralina também entraram na lista.

A medida de unidades especializadas da polícia nos três bairros foi tomada depois dos confrontos na Sussuarana, no dia 30 de junho. No entanto, no mesmo dia, um homem morreu após trocar tiros com PMs no bairro do Engenho Velho da Federação. Ele era suspeito de tráfico de drogas.

Segundo a PM, ele chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Ainda no Engenho Velho, um tiroteio entre suspeitos de tráfico assustou moradores do bairro. Homens armados circularam pelo local deixando a população em pânico.

Já no Nordeste de Amaralina, um homem morreu em confronto com a PM no dia 17 de junho. Ele, era apontado pela polícia como autor de sete homicídios, de envolvimento com o tráfico de drogas, roubos e porte ilegal de arma.

Na ocasião, a PM atribuiu os crimes recentes nestes lugares à liberação de detentos para prisão domiciliar por causa da pandemia do coronavírus, mas o Tribunal de Justiça da Bahia rebateu a afirmação.

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) rebateu a polícia dizendo que os “alvarás para prisão domiciliar, por causa da pandemia da Covid-19, foram expedidos para réus que já estavam em regime semiaberto e para os detentos de menor potencial ofensivo dos crimes que respondem, os que são considerados não violentos”.

OMS identifica países na ‘direção errada’ no combate a Covid e prevê piora da pandemia

Na avaliação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, muitos países estão da “direção errada” no combate ao novo coronavírus. Diante disso, a previsão que a OMS faz é de que a pandemia ainda pode piorar. A declaração foi feita por Tedros nesta segunda-feira (13). 

“Deixe-me ser direto: muitos países estão na direção errada. O vírus permanece como inimigo público número 1, mas a ação de muitas pessoas e governos não reflete isso”, disse Tedros. “Se as medidas básicas não forem seguidas, a única direção que essa pandemia pode seguir é piorar, piorar e piorar”.

Os dados de novos casos da Covid-19 registrados no último domingo (12) foram vitados pelo diretor-geral. A entidade recebeu a notificação de 230 mil novos infectados, com destaque para o fato de que 50% do total foram apenas em dois países: Estados Unidos e Brasil.

De acordo com reportagem do Estadão, Tedros ressaltou a necessidade de uma estratégia focada na supressão da transmissão e comunicação clara com sua população por parte dos governos. Também destacou que todo cidadão não deve deixar de seguir os princípios básicos: distanciamento social, higienização constante das mãos, uso de máscara, etiqueta respiratória e permanência em casa, se estiver doente. “Não tem atalhos nessa pandemia. Todos nós queremos uma vacina, mas precisamos usar as ferramentar que temos”.