Rádio Panorama FM 87,9

Salvador volta a ter 75% de ocupação dos leitos e pode alterar início da fase 2; entenda

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Município (SMS) neste domingo (2), o percentual de ocupação dos leitos da UTI adulta em Salvador voltou para 75%, mesmo patamar ocupado no dia 20 de julho. É a terceira alta consecutiva nos números no setor que chegou a ter 68%.

Sendo assim, o número pode alterar o cronograma de início da implantação da segunda fase do protocolo da economia da cidade, que atende a academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. A etapa só será colocada em prática se o índice ficar igual ou abaixo de 70%.

Contudo, o prefeito de Salvador, ACM Neto, detalhou na última sexta-feira (31) sobre o protocolo para início da fase 2 de retomada econômica, que engloba reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza, academias, entre outros estabelecimentos. Ele explicou que, para esta etapa ser acionada, não é necessário que a ocupação dos leitos de UTI atinja 70% por cinco dias consecutivos.

“Eu não preciso ter 5 dias consecutivos, um atrás do outro. Ontem, nós fechamos em 68%. Se hoje fechar em 71%, um dia já contou. Eu não recomeço a contagem do zero”, afirmou Neto (entenda aqui). Vale dizer que o patamar de 75% foi considerado como limite para a implantação da Fase 1, que permitiu a reabertura dos shoppings. Ela será suspensa caso a ocupação atinja 80%.

Have your say