Bahia passa a exigir comprovante de vacinação para conter o número de casos de Covid

A Bahia passou a exigir comprovante de vacinação em bares e restaurantes e também reduziu público em eventos para conter o número de casos.

Filas em pontos de testagem para Covid em Salvador. Espera também para atendimento nos postos de saúde da capital baiana, que vive um surto de gripe e aumento expressivo dos casos de Covid.

Pelo menos nove agências bancárias estão fechadas porque os funcionários estão com a doença e precisam ser isolados. Afastamento também de profissionais de saúde que atuam no município: são mais de 2 mil em licença médica.

Um decreto publicado pelo governo da Bahia essa semana reduz de 5 mil para 3 mil a presença de público em eventos no estado. É necessário apresentar comprovante de vacina, que passa a ser exigido ainda em bares, restaurantes e locais como parques públicos estaduais.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nos primeiros dez dias do ano, a Bahia registrou um aumento de 800% em casos de Covid, a maioria em Salvador. Para tentar frear o vírus e impedir que casos graves sobrecarreguem os hospitais, a prefeitura da capital baiana começou uma mega operação de vacinação, ampliando o número de postos e estendendo o horário de atendimento para garantir mais gente vacinada ou com dose de reforço.

“Nós temos 1,4 milhão de pessoas que hoje ainda não voltaram para tomar a segunda dose. Um milhão que não voltou para tomar a dose de reforço e um grande número de pessoas que não tomou dose alguma”, diz o governador da Bahia, Rui Costa, do PT.

A fotógrafa Magali Moraes enfrenta a doença pela segunda vez. Vacinada com as duas doses, ela está em casa, com sintomas mais leves do que na primeira infecção.

“A vacina traz essa tranquilidade, de saber que estou vacinada e que, provavelmente, a chance de ser um quadro mais grave é muito pequena”, diz Magali.

fonte Jornal Nacional