Polícia Civil identifica suspeitos do ataque ao ônibus do Bahia; goleiro e lateral ficaram feridos

Jogadores ficam feridos após ônibus do Bahia ser atingido por bomba na Arena Fonte Nova — Foto: Divulgação/EC Bahia

Os suspeitos do ataque ao ônibus do Esporte Clube Bahia foram identificados, segundo informações da delegada responsável pelo caso, Francineide Moura. O caso aconteceu próximo a Arena Fonte Nova, em Salvador, no final de fevereiro deste ano, e deixou o goleiro Danilo Fernandes e o lateral Matheus Bahia feridos.

Apesar da informação sobre identificação, não há detalhes sobre a quantidade de suspeitos envolvidos. Entretanto, a delegada disse que duas pessoas que teriam participado do ataque foram ouvidas, e os outros foram intimados a depor. Todos são da torcida organizada Bamor.

“Eu já consegui identificar. Conseguimos identificar pelo trabalho da polícia, não porque eles colaboraram e a princípio todos são da Bamor”, disse a delegada.

Segundo a delegada, os suspeitos de participar apresentam a mesma versão: eles alegam que iriam participar de um jogo de futebol e, por isso, estavam no local esperando outros membros da torcida organizada. Quando o ataque aconteceu, eles fugiram.

“Eles chegam no local por volta das 17h40 e a ação acontece às 20h. Então eles estavam ali há muito tempo e com certeza aguardando o ônibus do clube passar no local”, contou Francineide Moura.

Jogadores ficam feridos após ônibus do Bahia ser atingido por bomba na Arena Fonte Nova — Foto: Divulgação/EC Bahia

A versão apresentada é contestada pela delegada. A Polícia Civil recebeu nesta quarta-feira (9) o laudo da perícia de um dos carros utilizados no ataque. O resultado foi positivo para a presença de explosivos. Nos próximos dias, devem ser entregues os resultados dos outros veículos

Francineide Moura tem mais duas semanas para concluir as investigações. Além das pessoas que participaram ativamente do ataque, a delegada espera identificar os possíveis mandantes do crime.

“Nós temos certeza que aquela situação não foi um acaso, que foi algo programado, que eles estavam combinando tempo e claro que eles prepararam o material que eles jogaram. Eles vão responder por tentativa de homicídio”.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanha as investigações da Polícia Civil com relação ao ataque para que medidas legais sejam adotadas, com a conclusão do inquérito.

Imagens de câmeras de segurança mostram atentado ao ônibus do Bahia em Salvador

No ataque ao ônibus, um dos artefatos explosivos atingiu a janela do lado direito, onde ficam as últimas cadeiras do coletivo. Um assento ficou rasgado e pedaços de vidro espalhados pelo coletivo. O veículo foi levado a uma garagem na região de Itinga, em Lauro de Freitas, próximo ao antigo Centro de Treinamento do Bahia, o Fazendão.

Câmeras de segurança da região da Avenida Bonocô flagraram o momento do crime. No vídeo [veja acima], é possível ver dois carros e a ação de sete pessoas, que fogem após atirar os explosivos. Os veículos que aparecem nas imagens pertencem a membros da Bamor, sendo um deles o Half Silva, presidente da organizada.

Half prestou depoimento na 6ª Delegacia de Brotas, na tarde do dia 25 de fevereiro. Para a polícia, ele é considerado suspeito de envolvimento no crime. No entanto, a defesa do investigado alega que ele estava em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km da capital, onde assistia a partida entre Bahia de Feira e Coritiba, pela Copa do Brasil.

Jogadores feridos

Danilo Fernandes foi atingido por estilhaços — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Danilo Fernandes foi atingido por estilhaços — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O goleiro Danilo Fernandes foi quem ficou ferido com mais gravidade. Ele foi atingido no rosto com estilhaços de um artefato explosivo e precisou ficar internado no Hospital Jorge Valente, na capital baiana.

Danilo recebeu alta médica dois dias após o ataque. Ele precisou passar por uma cirurgia para retirar estilhaços de vidro do pescoço. O goleiro recebeu 20 pontos entre orelha, rosto e perna por causa dos múltiplos ferimentos.

Segundo o Bahia, o jogador ainda terá que se consultar com um especialista em oftalmologia. Matheus Bahia também teve ferimentos, de menor gravidade.

fonte: informe baiano