Semana da Diversidade: roda de conversa com estudantes de Lauro de Freitas debate orientação sexual e identidade de gênero

Para entender as formas como o ser humano se relaciona em sociedade, os conceitos de orientação sexual, identidade e expressão de gênero estiveram no centro de debate da roda de conversa “Educar na e para a Diversidade”, realizada nesta quinta-feira (19), no Colégio Estadual Americo Simas, pelo Departamento LGBT da Prefeitura de Lauro de Freitas. O encontro da gestão municipal com estudantes do ensino médio faz parte da programação da Semana da Diversidade, que este ano traz o tema “Lauro da Diversidade: o amor vencerá o ódio”.

A roda de conversa “Educar na e para a Diversidade” ocorreu nos dois turnos da escola. O Departamento LGBT, que é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), ainda abordou no debate a forma pela qual o racismo, o machismo, o patriarcado e outras opressões influenciam nos sistemas discriminatórios e preconceituosos contra a comunidade LGBTQIA+.

Com uma linguagem atual e uma didática que atraiu a atenção dos estudantes, Erica Capinan, palestrante e diretora do Departamento LGBT, facilitou a compreensão do tema: educação para as relações de gênero e identidade. “Estamos em um mundo em transformação e a escola precisa acompanhar as mudanças. Trabalhar a temática da diversidade LGBTQIA+ neste espaço é mostrar que a escola é viva e feita de pessoas em suas várias nuances. A ideia é que o conteúdo ultrapasse os muros da escola e os estudantes levem o conhecimento para seus espaços de convivência”, pontuou.

A roda de conversa possibilitou, por exemplo, que a jovem Letícia Bittencourt tirasse a dúvida sobre bissexualidade e pansexualidade. “Agora eu entendi que a pessoa bissexual se interessa pelo gênero masculino e feminino, e a pansexual fica com todas as pessoas em geral. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de aqui no debate ter sido abordado outros tipos de preconceitos, como o machismo, a gordofobia e o sexismo”, relatou a aluna do 2ª ano.
 
Para o estudante Kaua Soares, 2º ano, o debate ampliou suas concepções sobre o que é a diversidade na comunidade LGBTQIA+. “Esse tema acaba que não é muito debatido e eu acho interessante que ocorra em toda a escola, porque ainda convivemos com muito preconceito dentro da própria escola. Falar da diversidade ajuda até as pessoas a perderem o medo de dizerem quem realmente são”, refletiu.

Programação

A próxima roda de conversa com a temática “Educar na e para a Diversidade” será realizada no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, no dia 25/05. Mas antes dessa data, ainda acontece o encontro de mulheres LBTs, no dia 20/05, no Centro de Referência Lélia Gonzales, em Vilas do Atlântico. Na Semana da Diversidade, iniciada no dia 16/05, o Departamento LGBT já promoveu lives nas redes sociais, com temas que debateram as vivências de mulheres trans, homofobia religiosa, além de uma ação realizada no Terreiro Oyá Matambá.
fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas