Rádio Panorama FM 87,9

LATEST NEWS

Ivete Sangalo faz passagem de som com presença dos fãs um dia antes de show na BA: ‘Venham que amanhã vai ser uma noite massa’

Ivete Sangalo surpreendeu os fãs e subiu ao palco montado na Orla 2 de Juazeiro, no norte da Bahia, na noite desta quinta-feira (26), 24 horas antes do espetáculo especial em comemoração aos 50 anos de idade.

Durante a passagem de som a artista foi ovacionada pelos fãs, que fizeram questão de passar todo o dia assistindo aos últimos preparativos para a apresentação que será realizada na noite de sexta (27).

No local, foi possível ver um belo show de luzes no palco e cores que explicam nitidamente o nome da turnê: Tudo Colorido.

Ivete Sangalo faz passagem de som em Juazeiro um dia antes de show em comemoração aos 50 anos — Foto: Valma Silva/g1

Ivete Sangalo faz passagem de som em Juazeiro um dia antes de show em comemoração aos 50 anos — Foto: Valma Silva/g1

Quando fotos de Ivete, junto aos fãs, passaram no telão, muitos deles se emocionaram e ficaram atentos, na esperança de serem vistos.

A cantora chegou ao local onde está montado o palco por volta das 20h30, contudo, ela só apareceu para o público às 22h.

Fotos de Ivete que foram reproduzidas no telão do palco nesta quinta-feira (26), em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

Fotos de Ivete que foram reproduzidas no telão do palco nesta quinta-feira (26), em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

Com roupa confortável, tênis e um casaco amarrado ao pescoço, como forma de proteger-se do vento forte que atinge a noite juazeirense, a cantora seguiu no embalo das coreografias com os dançarinos da sua equipe, acenou para o público e falou da expectativa para o show.

“Amanhã é nós (sic) aqui, viu? Eu espero todo mundo aqui”

“Obrigada a toda equipe que se empenhou tanto em trazer esse show para Juazeiro. Estou muito feliz, esse é o maior presente de todos, eu poder cantar aqui na minha cidade e que o povo de Petrolina [cidade vizinha a Juazeiro], venha todo também. Petrolina é meu dengo. Venham todos que amanhã vai ser uma noite massa”, reforçou Ivete.

Fãs de Ivete na noite desta quinta-feira (26), em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

Fãs de Ivete na noite desta quinta-feira (26), em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

Na passagem de som foi possível ouvir os instrumentos, o posicionamento da cantora e dos dançarinos no palco, e ela disse que não colocou o som do microfone para poder “guardar a surpresa para o show”. Entretanto, algumas músicas puderam ser identificadas somente pela parte instrumental, como é o caso de “Tá solteira, mas não tá sozinha”.

Ivete aproveitou o microfone em mãos e, na hora de brincar com o público, pediu a liberação do áudio.

“Amanhã eu venho belíssima. Vou sair nua do rio, agarrada em uma corda, vou chegar aqui morrendo de frio, ser envolvida no manto todo cravejado de ouro e diamantes.”

“Lá das joias de painho, que painho vendia aqui em Juazeiro, eu catei tudo e do nada vou aparecer vestida de uma coisa que eu nem sei direito. Amanhã que vou descobrir”, detalhou em tom de brincadeira, antes de se despedir do público para retornar ao foco da passagem de som.

Após a passagem de som, Ivete desceu do palco e conversou rapidamente com fãs.

Ivete conversando com fãs após passagem de som nesta quinta-feira em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

Ivete conversando com fãs após passagem de som nesta quinta-feira em Juazeiro — Foto: Valma Silva/g1

O ensaio geral realizado nesta quinta-feira começou no fim da tarde e, além da presença dos músicos e dançarinos, também contou com os técnicos. Tudo foi acompanhado com empolgação dos espectadores, que já cantavam e dançavam mesmo sem qualquer espetáculo.

Público assiste ensaio de show de Ivete dos 50 anos, em Juazeiro

Público assiste ensaio de show de Ivete dos 50 anos, em Juazeiro

Ainda durante os preparativos, até um homem, com a vestimenta religiosa semelhante a de um Papa, se juntou aos fãs da cantora para celebrar o momento de alegria e festejos pelos 50 anos de Ivete .

fonte: G1

Em Muriaé, Bahia termina preparação para enfrentar o Tombense

O elenco do Bahia terminou na tarde desta quinta-feira (26), no CT do Nacional, a preparação para enfrentar o Tombense. A partida vai ser nesta sexta (27), às 19h, no Soares de Azevedo, em Muriaé.


 
Antes do trabalho em campo, o técnico Guto Ferreira passou um vídeo sobre o adversário para os atletas. Na sequência, o grupo conseguiu fazer o reconhecimento do gramado da partida, já que o centro de treinamento é anexo ao estádio.
 
Em campo, o grupo foi separado em duas partes para trabalhos táticos. Em uma metade do campo, Guto trabalhou com os jogadores de ataque, enquanto o auxiliar André Luís orientou os defensores.
 
Logo depois, os jogadores trabalharam as jogadas ofensivas e defensivas de bola parada. Por fim, alguns jogadores treinaram pênaltis.
 
A possível formação do Bahia é a seguinte: Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Emerson Santos, Patrick e Daniel; Rildo, Marco Antônio e Matheus Davó.
 
Os atacantes Raí e Rodallega não viajaram e deram continuidade ao trabalho de transição física, enquanto Marcelo Ryan seguiu tratamento de uma lesão muscular.

 
De olho nos três pontos para seguir firme no G-4, o Bahia é o vice-líder da competição, com 16.

fonte: Bahia Noticias

Última seletiva do Programa Integra Jovem segue até sexta-feira (27) em Lauro de Freitas

Até esta sexta-feira (27), os jovens que foram aprovados na primeira e segunda etapa do Programa Integra Jovem da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) de Lauro de Freitas, participam da sequência do processo seletivo. Desta vez, na terceira e última etapa, eles irão passar por uma entrevista social. A iniciativa, que tem foco na qualificação profissional de estudantes do ensino médio com idades entre 15 a 17 anos, tem aula inaugural prevista para início de junho, na Faculdade Unime. 

Acompanhada da mãe, Estefani Santos, de 15 anos, respondeu aos questionamentos feitos pela assistente social. O diálogo é realizado presencialmente na Estação de Cidadania (PEC 3000) localizada na Itinga, com horário de atendimento das 8h às 16h. A jovem é estudante no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação e está ansiosa para iniciar as aulas do curso de assistente administrativo. “Eu escolhi esse curso com foco no mercado de trabalho. É importante ter esse desenvolvimento, acredito que é um grande passo para mim”, disse.

Uma das perguntas feitas pelas assistentes sociais é: quais os motivos que levaram a escolha do curso?. Os jovens também foram orientados quanto aos horários, vestimenta adequada e sobre pendências na documentação. “A entrevista é para averiguar as informações passadas pelos candidatos na inscrição. O tempo que residem no município, se estão inscritas no Cadúnico e se estão referenciadas no CRAS”, frisou o secretário da Semdesc, Tito Coelho. 

De maneira calma e segura, Danilo Gomes, de 16 anos, tirou de letra a entrevista. O garoto estuda no Colégio Estadual Agostinho de Deus, na Itinga, e sonha em abrir sua barbearia. “Já passei por alguns processos seletivos, acho que vou ter êxito neste. Me inscrevi no curso de empreendedorismo para que eu tenha conhecimento adequado e possa iniciar meu próprio negócio”, falou entusiasmado. 

Ao todo, 349 estudantes se inscreveram, desse total 234 foram classificados e 200 serão contemplados até o final do processo. “Serão organizados em duas turmas, 100 estudantes serão contemplados para a primeira edição do programa prevista para início de junho e os outros 100 para a segunda edição com programação para o mês de novembro”, explicou Tito. 

O curso tem carga horária de 280h divididos em quatro módulos e com duração planejada para cinco meses. O Programa Integra Jovem possui eixos voltados para a formação nas áreas de tecnologia da informação, segurança de alimentos, administrativo e de empreendedorismo.


 

fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas

Governador aguarda a hora certa para exonerar o chefe da polícia

O governador Rui Costa já está de cabeça feita: convenceu-se de que não há mais condições objetivas para manter Ricardo Mandarino no cargo de secretário estadual da Segurança Pública. Ele aguarda apenas a hora certa, o momento mais apropriado, para mandar o ex-juiz federal de volta à sua merecida e justa aposentadoria, interrompida às vésperas do Natal passado, após o convite do governador para substituir Maurício Barbosa na chefia da polícia baiana.
A decisão foi amadurecida nas últimas três semanas e teve como pano de fundo a crise na segurança pública aberta com a morte de três policiais militares – um deles durante um confronto com bandidos armados e os outros dois quando retornavam do funeral do primeiro – e uma crescente nova onda de homicídios, latrocínios, assaltos, roubos e furtos, alcançando inclusive bairros nobres da capital.

Pressionado pela oposição, por meio de pronunciamentos de deputados na Assembleia Legislativa e declarações dos líderes oposicionistas na mídia, o governador ainda reluta em afastar o auxiliar, que chegou ao posto por conta de outra crise: investigado pela Operação Faroeste, Maurício Barbosa, que ocupava o cargo desde 2011, foi afastado e depois exonerado, no final do ano passado.
No entorno do gabinete do governador e na cúpula das polícias civil e militar, todos tratam como especulações as notícias sobre a possível exoneração do secretário. Mas que ela vem, vem. Não tão rápido, para não parecer que foi ditada pela pressão da oposição. Nem tão lenta, para não parecer que o governo menosprezou a dimensão da crise.
O desenlace desse impasse, contudo, pouco tem a ver com as recentes declarações do secretário Ricardo Mandarino defendendo a descriminalização da maconha e o uso social da droga. Afinal, o antecessor dele, Maurício Barbosa, defendeu a legalização da maconha em entrevista, em março de 2018, e permaneceu mais três anos no cargo.
Os fatores determinantes para a mudança na chefia da polícia são o recrudescimento da violência, a onda de crimes crescente e a necessidade de o governo sair das cordas, escapando da pancadaria da oposição, e dar uma resposta ao eleitorado amedrontado, a pouco mais de quatro meses da eleição.
*José Carlos Teixeira é jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político pela Universidade Católica do Salvador.

fonte: Ib

Governo arrecada R$ 195 bi em impostos em abril, recorde para o mês

Em abril, o governo federal arrecadou R$ 195 bilhões em impostos. É um recorde para o mês desde o início da série histórica, em 1995. No acumulado do ano, em valores corrigidos pela inflação, o total arrecadado é de R$ 757 bilhões, também o maior para o período.

Segundo a Receita Federal, além da recuperação da atividade econômica, pesou também o aumento dos preços, principalmente dos produtos básicos, como petróleo, porque quando uma mercadoria fica mais cara, o governo arrecada mais impostos.

FONTE: JN

Perseguição policial termina com apreensão de 4,6 milhões de pasta base de cocaína em Salvador

Uma perseguição policial levou as equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Baía de Todos os Santos (BTS) para uma residência com pelo menos R$ 4,6 milhões em pasta base de cocaína, na tarde da última terça-feira (24), no bairro de Itacaranha, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o material estava em um piso falso.

Ainda conforma polícia, os militares realizavam ações de rotina, na região, quando decidiram abordar um veículo modelo Spin, placa PLC-5A70, na Rua Rio Paragaçu. O indivíduo que conduzia o automóvel iniciou fuga, parou o automóvel e entrou em uma residência.

Os militares alcançaram o homem, no imóvel. Durante varreduras e percebendo o nervosismo do suspeito, os PMs notaram um piso oco. Ao levantar a cerâmica, as guarnições localizaram 184 tabletes de pasta base de cocaína. A droga estava embalada em plásticos com a bandeira da Alemanha.

fonte: Bocão News

Operação policial na Vila Cruzeiro, no Rio, deixa 22 mortos

Vinte e duas pessoas foram mortas durante uma operação policial na Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio. Uma delas foi baleada dentro de casa.

Ainda de madrugada, 80 homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal cercaram a Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio.

Segundo a polícia, chefes da facção mais violenta do estado estavam reunidos na comunidade, preparados para invadir outra favela.

A Polícia Rodoviária Federal participou com 26 homens e 11 carros blindados. Integrantes da facção são acusados de roubo de carga e roubo de veículos em rodovias federais e vinham sendo monitorados.

Informações de inteligência da Polícia Federal também foram usadas na operação, que vinha sendo planejada há várias semanas. Segundo a polícia, a ação foi desencadeada às pressas depois de um ataque dos traficantes.

fonte: JN

A um mês do São João, cidades da BA se preparam para receber turistas; Cruz das Almas calcula movimentação de R$ 5 milhões

A um mês do dia que se comemora o São João, as cidades baianas se preparam para receber turistas e movimentar a economia. Os festejos foram suspensos por dois anos consecutivos por causa da pandemia da Covid-19.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas nas festas por todo o estado. A expectativa é grande também para os comerciantes que vendem produtos juninos. A Secretaria de Turismo da Bahia e Bahiatursa calculam movimento de mais de R$ 1 bilhão.

A cidade de Cruz das Almas, por exemplo, calcula movimentar R$ 5 milhões durante os cinco dias de festa. São aguardadas 80 mil pessoas por noite, mais do que a população da cidade.

As prefeituras estão na expectativa para receber o turista. Em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, hotéis registram todos os quartos reservados há mais de um mês da festa.

“Esse ano até a gente se assustou com a rapidez com que foi lotado o hotel. A expectativa é muito grande depois de dois anos sem festa. Graças a Deus a gente nem percebeu, quando deu conta já estava lotado o hotel. Gostaria que tivesse mais vagas para poder atender a população que é muita gente. É uma expectativa grandiosa”, disse a dona de um dos hotéis, Virgínia Salgado.

Multidão no São João em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, em 2019 — Foto: Marcello Dial/Fotógrafo show

Multidão no São João em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, em 2019 — Foto: Marcello Dial/Fotógrafo show

Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos, em 2021, a Bahia deixou de arrecadar R$ 79 milhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por causa do cancelamento do São João.

De acordo com o estudo, cerca de R$ 107 milhões decorrentes de gastos de turistas nacionais e estrangeiros deixaram de circular no estado. Além disso, mais de 24 mil empregos formais e informais deixaram de ser gerados.

Expectativa dos artistas

100 mil pessoas são esperadas em Eunápolis para curtir o Pedrão 2022 — Foto: Redes sociais

100 mil pessoas são esperadas em Eunápolis para curtir o Pedrão 2022 — Foto: Redes sociais

Adelmario Coelho está com a agenda de shows lotada até o fim de junho. Estão confirmadas festas festas de Santo Antônio, em São DesidérioJaborandi e Canudos.

Moradores e turistas vão poder curtir grandes programações de São João em BarraAmargosaCruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Em Bom Jesus da Lapa e Ipiaú, a festa é de São Pedro.

No Pelourinho, em Salvador, os shows serão nas praças e largos. O São João da Bahia começa no dia 16 com concurso de quadrilha e se estende até 2 de julho, em palcos também no bairro de Paripe e no Parque de Exposições, na Avenida Paralela.

FONTE: g1

Polícia britânica confirma fim do inquérito sobre festas de Boris Johnson no início da pandemia

A polícia britânica confirmou o encerramento do inquérito sobre as festas no gabinete do primeiro-ministro Boris Johnson, que violaram regras de isolamento no início da pandemia.

No mês passado, Johnson foi multado por uma festa de aniversário celebrada em junho de 2020. Foram ao todo 126 multas relacionadas a oito eventos em escritórios do governo.

fonte: Jornal Nacional

Semana da Diversidade: roda de conversa com estudantes de Lauro de Freitas debate orientação sexual e identidade de gênero

Para entender as formas como o ser humano se relaciona em sociedade, os conceitos de orientação sexual, identidade e expressão de gênero estiveram no centro de debate da roda de conversa “Educar na e para a Diversidade”, realizada nesta quinta-feira (19), no Colégio Estadual Americo Simas, pelo Departamento LGBT da Prefeitura de Lauro de Freitas. O encontro da gestão municipal com estudantes do ensino médio faz parte da programação da Semana da Diversidade, que este ano traz o tema “Lauro da Diversidade: o amor vencerá o ódio”.

A roda de conversa “Educar na e para a Diversidade” ocorreu nos dois turnos da escola. O Departamento LGBT, que é vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), ainda abordou no debate a forma pela qual o racismo, o machismo, o patriarcado e outras opressões influenciam nos sistemas discriminatórios e preconceituosos contra a comunidade LGBTQIA+.

Com uma linguagem atual e uma didática que atraiu a atenção dos estudantes, Erica Capinan, palestrante e diretora do Departamento LGBT, facilitou a compreensão do tema: educação para as relações de gênero e identidade. “Estamos em um mundo em transformação e a escola precisa acompanhar as mudanças. Trabalhar a temática da diversidade LGBTQIA+ neste espaço é mostrar que a escola é viva e feita de pessoas em suas várias nuances. A ideia é que o conteúdo ultrapasse os muros da escola e os estudantes levem o conhecimento para seus espaços de convivência”, pontuou.

A roda de conversa possibilitou, por exemplo, que a jovem Letícia Bittencourt tirasse a dúvida sobre bissexualidade e pansexualidade. “Agora eu entendi que a pessoa bissexual se interessa pelo gênero masculino e feminino, e a pansexual fica com todas as pessoas em geral. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de aqui no debate ter sido abordado outros tipos de preconceitos, como o machismo, a gordofobia e o sexismo”, relatou a aluna do 2ª ano.
 
Para o estudante Kaua Soares, 2º ano, o debate ampliou suas concepções sobre o que é a diversidade na comunidade LGBTQIA+. “Esse tema acaba que não é muito debatido e eu acho interessante que ocorra em toda a escola, porque ainda convivemos com muito preconceito dentro da própria escola. Falar da diversidade ajuda até as pessoas a perderem o medo de dizerem quem realmente são”, refletiu.

Programação

A próxima roda de conversa com a temática “Educar na e para a Diversidade” será realizada no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, no dia 25/05. Mas antes dessa data, ainda acontece o encontro de mulheres LBTs, no dia 20/05, no Centro de Referência Lélia Gonzales, em Vilas do Atlântico. Na Semana da Diversidade, iniciada no dia 16/05, o Departamento LGBT já promoveu lives nas redes sociais, com temas que debateram as vivências de mulheres trans, homofobia religiosa, além de uma ação realizada no Terreiro Oyá Matambá.
fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas