‘Não tem como debelar briga entregando rosa e pedindo calma as pessoas’, diz major após confusão em evento na Bahia
O major da 37ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), Vinicius Moreno, disse nesta segunda-feira (26), que a corporação não tinha como separar a briga generalizada que aconteceu no último dia do “Micaretão da Paz”, no bairro da Liberdade, em Salvador, entregando rosa e pedindo calma as pessoas.
“A gente não tem como debelar uma briga generalizada daquela, entregando rosa e pedindo calma as pessoas. Tem que chegar com as forças necessárias”, disse o major em entrevista ao programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia.
A confusão entre foliões e policiais militares foi registrada no terceiro e último dia do “Micaretão da Paz”, realizado no fim de semana, no bairro da Liberdade, em Salvador.
Nas imagens, gravadas de cima de um trio elétrico, é possível ver uma briga generalizada entre os participantes. Os agentes chegam no momento da confusão e batem nas pessoas com cassetetes. Em um outro momento, é possível ver um homem caído no chão, enquanto um dos policiais bate e pisa nele.
“A arma utilizada ali era uma arma de baixa letalidade, que é o bastão policial. E tem que ser usada dessa forma, inclusive para segurança da própria patrulha”, disse o major Vinicius Moreno.
Não há informações sobre feridos, nem se alguém foi detido. Em nota, a Polícia Militar informou que o caso foi encaminhado para a 37ª Companhia Independente, para apuração das condutas mostradas nas imagens.
“Naquele episódio, exclusivamente, eu estava a frente de uma outra patrulha, na frente do trio, e a gente estava socorrendo um indivíduo que foi agredido por esse cidadão que foi contido pela patrulha”, afirmou o major.
“É claro que, posteriormente, a gente vai analisar as imagens de maneira mais, com perícia, verificar a situação e, se houve excesso, a gente vai apurar para atribuir responsabilidade. Mas, no frigir dos ovos, eu queria dizer que a tropa está de parabéns por todo o trabalho que fez durante esses três dias”, concluiu.
Morte no segundo dia de festa
No último sábado (24), segundo dia do “Micaretão da Paz”, um homem morreu após se envolver em um confronto com policiais militares.
Equipes da 37ª Companhia Independente desenvolviam ações de policiamento ostensivo no evento, quando visualizaram o suspeito armado, praticando assalto a foliões. Os agentes deram ordem de parada ao homem, que não obedeceu e fugiu, atirando contra os policiais.
Ele tentou se esconder na localidade conhecida como Sieiro, mas foi baleado no revide. Ferido, o suspeito foi socorrido pelos policiais para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos. O homem não teve nome divulgado.
FONTE: g1