Novo governo do Reino Unido sofre mais uma baixa
O novo governo do Reino Unido sofreu nesta quarta-feira (19) mais uma baixa, no mesmo dia em que a primeira-ministra falou diante do Parlamento.
- Inflação no Reino Unido em setembro volta a atingir recorde de 10,1% ao ano
- Reino Unido: 4 pontos para entender crise que ameaça cargo da primeira-ministra
É tradição na democracia britânica. Quem chefia o governo presta conta toda semana no Parlamento. Liz Truss está por um fio. Já demitiu um ministro da Economia, e o novo jogou fora quase toda a agenda econômica dela.
“Por que você também não caiu?”, perguntaram no Parlamento. Truss respondeu que já pediu desculpas pelos erros. O líder da oposição falou que os tropeços vão causar o endividamento de muitas famílias. E listou as medidas em que o governo voltou atrás, como o abatimento no imposto de renda e ajuda na conta de luz.
Em tom de deboche, a oposição disse que antes do fim do ano já deve sair um livro contando a breve história de Liz Truss no governo. Essa aposta também é feita por filiados do partido dela, o Conservador: mais da metade acredita que Truss deve renunciar.
No fim do dia, mais uma baixa no primeiro escalão. A ministra do Interior se demitiu, lamentando seus próprios erros e dizendo que está preocupada com o comando do país.
O Partido Conservador vive uma crise desde o governo de Boris Johnson, que renunciou depois de uma debandada de ministros.
fonte: Jornal Nacional