Governadores eleitos do nordeste pedem reforma política; Rui defende fundo para Saúde
Em um encontro realizado nesta terça-feira (9), os governadores eleitos do Nordeste debateram temas considerados importantes para a região. No evento, em João Pessoa (PB), os novos gestores falaram sobre temas como reforma política, melhor repasse das verbas federais para a educação, combate à corrupção e melhores investimentos na área da Saúde. Sobre este último, o governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que há a necessidade de um novo fundo de financiamento.
Rui argumentou que é necessário desassociar este programa da CPMF, sem batizá-lo de antemão. “Prefiro não batizar de nenhum nome. Prefiro que possamos discutir entre os governadores do Brasil, os deputados federais e os senadores se há a necessidade ou não de uma nova fonte de financiamento”, afirmou o novo governador.
Para ele, a questão não deve encontrar barreiras entre os parlamentares quando for votado. “Me parece que é um consenso entre todos os partidos que há essa necessidade, e, aí, feito esse consenso, vamos discutir de que forma se daria esse nova fonte de recurso. Prefiro não batizar para não estigmatizar, uma vez que a CPMF já existiu no passado. O fundamental é que possamos afunilar um consenso para que tenhamos o reforço do investimento na saúde”, disse Rui Costa.