Relator da reforma política propõe mandato de 10 anos para senador
O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão especial da reforma política, parece estar indeciso quanto às propostas do relatório que conduzem a reforma. O parlamentar apresentou na última terça-feira (12) o relatório com a redução do mandato de senadores para cinco anos. Mas nesta quinta-feira (14), o relator alterou o parecer e inseriu o aumento do mandato de senadores de oito para 10 anos.
Conforme o jornal Folha de São Paulo, Marcelo Castro sofreu pressão da cúpula do PMDB e a decisão do aumento é fruto do acordo realizado com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O relator aumentou também o tempo de mandato dos prefeitos eleitos em 2016 que seria de dois anos, no parecer inicial. Mas agora ele sugere um mandato de seis anos.
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) indignou-se com o aumento do tempo de mandato para senadores “É um absurdo. Se não há consenso, sugiro que esses temas não entrem no relatório. Vamos manter como é atualmente”, disse. De acordo com o relator da comissão, a votação do relatório final deverá ocorrer na próxima terça-feira (19).