Educação: aceleração com qualidade
Lauro de Freitas celebra mais um avanço na Educação, fechando com êxito o primeiro ano de execução do contrato de Aceleração de Aprendizagem entre este município e a Volkswagen, nesta quarta-feira (18), de 8hs às 17hs, no auditório da Schincariol, neste município. O contrato tem por objetivo, eliminar a defasagem no aprendizado em turmas do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Por iniciativa da Volkswagen, o município de Lauro de Freitas passou a trabalhar o projeto educacional que visa corrigir essa distorção idade/série, deficiência constatada em quase todos os municípios brasileiros, como alertou a Diretora de Administração e Relações Institucionais da Volkswagen, Keli Smaniotti, em maio último, no encontro para a devida assinatura desse instrumento de vigência por dois anos. Na execução, tal como o abastecimento de todo material didático, a Volkswagen atua juntamente com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
De acordo com o secretário de Educação (Semed), Marcelo Abreu, era imprescindível iniciar o quanto antes essa investida de inclusão, proporcionando aproximação e alcance dos alunos que, em muitos casos, jovens entre 10 e 16 anos mal conseguiam sequer ler razoavelmente.
O secretário ressalta, ainda, que esse trabalho eficaz tem servido para que alunos “multirrepetentes” não fiquem desmotivados. E para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração. “Esse é o primeiro ano e os estudantes estão sendo preparados com muita dedicação de nossos professores da Rede para que, em dois anos, estejam aptos à ingressarem na série adequada à sua idade”, afirma o titular.
O Contrato de Aceleração Volkswagem/Lauro de Freitas começou a ser tratado na gestão de Adriana Paiva, antecessora de Marcelo Abreu, que percebeu a necessidade dessa aplicação, e foi sacramentado por Abreu, dando a devida continuidade à medida. Hoje são mais de 300 alunos (de Lauro de Freitas e Dias D´Ávila – também beneficiado) sendo 130 deste município, distribuídos em 18 turmas, em 13 escolas municipais de Lauro de Freitas. Satisfeito, o secretário ainda acrescenta: “Esse projeto já realizou neste primeiro ano, oito cursos de formação para os professores e continuará acontecendo em 2016, o que deve oferecer subsídios para cessar o ciclo de reprovação e exclusão escolar, fato comum às redes públicas de ensino do país,” conclui.