Após desabamento, outros casarões estão ameaçados em Salvador; Veja fotos

Falta de manutenção adequada é a principal razão para os acidentes.

Divulgação: Felipe Ricardo/ Varela Notícias

Após um casarão desabar nesta segunda-feira (24), e deixar três pessoas mortas no bairro da Soledade, próximo do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, em Salvador, outros imóveis podem ter o mesmo desfecho se medidas de prevenção não forem adotadas. 

Divulgação: Felipe Ricardo/ Varela Notícias

Salvador é uma das cidades mais bonitas e animadas do Brasil. Um dos seus charmes, além das suas belíssimas praias, é claro, sempre foram os seus casarões, espalhados em diversos pontos turísticos da região e que marcam a historia da capital baiana.  No entanto, com passar dos anos, os imóveis foram abandonados pouco a pouco, e hoje, muitos deles servem de pondo de encontro de usuários de drogas.

Todo esse descaso gera um risco enorme para sociedade, principalmente em época de fortes chuvas, aumentando o risco de desmoronamento.

A engenheira civil, Sara Rangel, em contato com o Varela Noticias explicou que a grande razão para os desabamentos é a falta de manutenção adequada:

Divulgação: Felipe Ricardo/ Varela Notícias

 “O maior problema com casarões antigos é a falta de manutenção, pois os prédios são tombados e de propriedade privada, no qual os donos abandonaram os imóveis ou não tem condições de realizar a devida manutenção e reparo, assim causando riscos a população. Geralmente os prédios  em situações mais criticas são escorados com estrutura metálica. Os problemas mais ocasionais  são:

Perda de estrutura externa, onde desestabiliza o prédio, causando desabamento; Perda de alguns  componentes que podem atingir  pessoas que estejam passando no local e assim causar acidentes que são eles: Deslocamento de azulejo e argamassa de reboco.”

 

 

Fonte: Varela Notícias