Aproximadamente dois mil testes rápidos foram realizados em dois dias
Este ano a Sesab investiu R$1,4 milhão na operação carnaval 2018 que, além do aumento do número de plantões, também montou três postos de testagem rápida para a detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais, sendo dois em Salvador e um em Porto Seguro.
Até o último dia da festa de Momo, os hospitais e unidades de emergência contabilizarão mais de 800 plantões, além dos que já são ofertados diariamente, tudo para que a população possa brincar tranquila, sabendo que em caso de necessidade, ela terá um pronto atendimento.
Corregedoria da Saúde atenta aos atendimentos
Mais uma vez, a equipe da Corregedoria da Saúde (CGS), com o objetivo de monitorar basicamente a frequência dos servidores, está atuando em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab. No período de 8 a 10, as equipes realizaram 36 inspeções, verificando os plantões de 1.074 servidores. Destes, 98 foram notificados.
Nos dias de fiscalização, são avaliadas e apuradas a regularidade da atuação funcional e a conduta dos servidores, buscando maior efetividade na prestação do serviço público de saúde. Durante as visitas, são observados itens como: escalas afixadas em locais de fácil acesso, a frequência dos servidores designados para os plantões e trocas realizadas.
Hemoba no carnaval
Com o slogan “Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade”, a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2018 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. Hoje, domingo, não houve atendimento na unidade, que voltará a funcionar para as doações de sangue nesta segunda e terça-feira (12 e 13), o funcionamento será das 7h30 às 18h30. Já na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será a partir das 13h.
Lembrando e agradecendo aos 258 foliões que, de quinta-feira (8) até sábado (10), compareceram e atenderam ao apelo da unidade, fazendo com que fossem captadas 202 bolsas de sangue.
Testes rápidos para detecção de IST
Em apenas 20 minutos e com algumas gotinhas de sangue, retiradas de uma furadinha no dedo, é possível detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais. Em dois dias de funcionamento, os dois postos da capital realizaram 1.848 testes. Destes, foram 33 testes positivos para Sífilis; dez casos positivos para HIV (masculino); dois para hepatite B e dois para hepatite C.
Na capital, os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis funcionam em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Já em Porto Seguro, o posto está instalado na Passarela do Descobrimento. Os três serviços, além dos testes, realizam aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, enfermeiro, bioquímico e psicólogo. Os postos funcionam das 17h às 01h.
Fonte: Ascom/ Sesab