Junho Vermelho: Hemoba realiza coleta itinerante em Lauro de Freitas



Na unidade serão realizadas coletas de sangue e cadastros de doadores de medula óssea. Para ambos os serviços, não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, respeitando demanda espontânea de voluntários.
Em Salvador
Durante todo o mês de junho as doações podem ser realizadas na sede da Hemoba, Vasco da Gama, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, às sextas-feiras, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h30; nas unidades dos shoppings Salvador e Salvador Norte, de terça-feira a quinta-feira, das 10h às 18h, e às sextas e aos sábados das 10h às 17h; no Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30; e no Hospital Irmã Dulce, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Na sede da Hemoba, na Vasco da Gama, em Salvador, e nas unidades espalhadas pelos 21 municípios baianos, o Junho Vermelho será marcado por uma série de atividades em homenagem aos doadores, respeitando os protocolos de segurança e apresentações pequenas em áreas abertas, de maior circulação de ar.
Sobre a doação
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e da Pfizer, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.