Combustível sofre reajuste e fica mais caro nesta sexta-feira
O preço dos combustíveis sofreu um reajuste na madrugada de quinta para esta sexta-feira (7). O anúncio realizado pela Petrobras pegou muita gente de surpresa. O valor da gasolina subiu 3% e o diesel, 5% nas refinarias. Mesmo com a surpresa, o aumento já era esperado pelo mercado e deve dar algum alívio para o caixa da Petrobras, além de pressionar os índices da inflação oficial, que está 0,25% acima do teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%.
O preço dos combustíveis estava prestes a completar um ano que não havia sido alterado. O último reajuste foi no dia 29 de novembro de 2013, quando a estatal elevou o preço da gasolina nas refinarias em 4% e do diesel em 8%.
Na última terça-feira (4), durante uma reunião que durou cerca de nove horas com o Conselho de Administração da Petrobras, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a companhia foi autorizada pelo governo a promover um aumento nos preços da gasolina e do óleo diesel no momento que julgasse adequado. A presidente da estatal, Maria das Graças Foster, afirmou ao sair da reunião que reajustes não são anunciados na portaria da empresa. “Aumento da gasolina não se anuncia, pratica-se”, declarou Graça.