Vazamento jogou 474 mil litros de petróleo na costa da Califórnia, estimam autoridades

O rompimento de um oleoduto, no sábado (2), arremessou cerca de 474 mil litros de petróleo na costa da Califórnia, estimaram as autoridades do estado no domingo (3).

Óleo acumulado em praia da Califórnia após vazamento de óleo em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP

Óleo acumulado em praia da Califórnia após vazamento de óleo em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP

Segundo o governo do estado americano, mais de 3 mil barris de petróleo – ou 474 mil litros – já cobrem com óleo uma área de 33 quilômetros quadrados no Oceano Pacífico.

A zona mais afetada pelo vazamento é a cidade de Huntington Beach, que está localizada a cerca de 65 km de Los Angeles, ao sul.

Mapa mostra Huntington Beach, cidade mais afetada por vazamento de petróleo na costa da Califórnia — Foto: G1 Mundo

Mapa mostra Huntington Beach, cidade mais afetada por vazamento de petróleo na costa da Califórnia — Foto: G1 Mundohttps://446c1a66aa4e37235956a57e3a14ccdd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A prefeita de Huntington Beach, Kim Car, classificou o incidente como uma “catástrofe ambiental” e afirmou que este é um “desastre ecológico em potencial”.

“A área de terra molhada está sendo destruída e partes da nossa costa estão agora cobertas em óleo”, disse Car em entrevista coletiva.

A ruptura do oleoduto matou peixes e pássaros, que ficaram espalhados na areia, além de algas encharcadas de óleo.

Funcionários do governo americano limpam praia após vazamento de petróleo em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP

Funcionários do governo americano limpam praia após vazamento de petróleo em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP

O derramamento se estende do píer de Huntington Beach até Newport Beach, um trecho da costa que é muito popular entre surfistas e banhistas.

A Guarda Costeira dos EUA anunciou ainda no domingo que abriu uma investigação para descobrir as possíveis causas do vazamento.

Praia coberta com manchas de óleo na Califórnia em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/AP

Praia coberta com manchas de óleo na Califórnia em foto de 3 de outubro de 2021 — Foto: Ringo H.W. Chiu/APhttps://446c1a66aa4e37235956a57e3a14ccdd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia proibiu pescarias nas áreas costeiras afetadas pelo derramamento.

A deputada republicana Michelle Steel enviou uma carta ao presidente Joe Biden solicitando a liberação de fundos federais para ajudar nos esforços de limpeza.