Ministro da Educação informa que Enem teve ao menos 1.519 eliminações
Terminou neste domingo (9) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após dois dias de provas. O ministro da Educação, José Henrique Paim, fez um balanço dos dois dias de avaliação, em uma entrevista à imprensa, em Brasília. Ele informou que a edição de 2014 teve 1.519 eliminações, dentre os mais de 8,7 milhões de inscritos, sendo que 236 foram eliminados por uso de celular, nos dois dias de testes.
O ministro também declarou que o número de eliminações pode subir. “Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente”, declarou ele, citando como exemplos de causas o uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de avaliação.
Paim também informou que o índice de abstenção caiu em relação ao último ano do Enem. Em 2013, 29% dos candidatos não fizeram as provas. Já nesta última edição do exame, o índice caiu para 28,64%. O ministro também aproveitou para elogiar toda a logística adotada pelo Ministério da Educação (MEC), que realiza a prova. “Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorarada”, declarou ele.