Austrália é sede da 9ª Cúpula do G20; Dilma está presente
O primeiro evento da 9ª Cúpula do G20 foi iniciada na última sexta-feira (15), em Brisbane, na Austrália. Os chefes de Estado e de Governo dos países que integram o grupo que reúne as maiores economias do mundo e a União Europeia participam de uma reunião privada no plenário do Parlamento de Queensland, estado australiano onde ocorre o evento.
De acordo com a Agência Brasil, um pouco antes, os chefes de Estado dos cinco países que compõem o Brics estiveram reunidos. No encontro, Dilma pontuou as dificuldades da conjuntura internacional. “Infelizmente o quadro econômico mundial não avançou muito desde julho último. Chegamos ao final de 2014 vendo frustradas nossas expectativas iniciais de recuperação da economia mundial”, disse.
Além da infraestrutura, a regulação financeira e a troca automática de informações tributárias são temas que foram debatidos ao longo do ano em diversas reuniões entre representantes dos países do G20, que representam cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 60% da população do planeta. A eficiência energética e a participação de jovens e mulheres no mercado de trabalho também são assuntos que deverão ser discutidos