Will Smith pede desculpas a Chris Rock por agressão no Oscar

A cerimônia de entrega do Oscar, domingo (27) à noite, nos Estados Unidos, consagrou um filme que aborda a deficiência auditiva. “No ritmo do coração” conquistou três estatuetas. Uma delas, de melhor ator coadjuvante, para Troy Kotsur, que tem, realmente, a deficiência. O melhor ator do ano foi Will Smith, que nunca tinha ganhado um Oscar. Mas essa conquista inédita acabou ofuscada pelo destempero e pela violência com que reagiu a uma piada de mau gosto sobre a mulher dele. A Academia abriu investigação sobre o caso. E Will Smith acabou publicando um pedido de desculpas numa rede social.

O comediante Chris Rock subiu ao palco para apresentar o Oscar de “Melhor Documentário” e fez piada sobre a cabeça raspada de Jada Smith.

Jada sofre de alopecia areata, uma doença que provoca queda de cabelo. Ao perceber que a piada foi mal recebida, Rock disse: “Essa foi leve.”

Jada revirou os olhos. Will Smith até riu, mas depois se levantou, foi até o palco e deu um tapa em Chris Rock.

Durante 20 segundos, a transmissão ficou sem som nas TVs americanas, mas o bate-boca pôde ser ouvido no exterior.

De volta à plateia, Smith gritou para o comediante: “Deixe o nome da minha mulher fora da sua boca.”

“Uau, foi só uma piada“, respondeu Chris.

No intervalo, os atores Denzel Washington e Tyler Perry pareceram tentar acalmar Will Smith, que enxugava as lágrimas. A expressão da tenista Serena Williams, retratada no filme em que Smith atua, resumiu a surpresa geral do público.

Numa rede social, o filho de Will Smith, Jaden, defendeu o pai: “É assim que se faz.”

A Academia do Oscar disse que “não aceita violência de forma alguma”.

A comediante Tiffany Haddish, amiga do casal, afirmou: “Queria ter um homem que me protegesse desse jeito.

A atriz Mia Farrow disse: “Foi uma piada. É o que o Chris Rock faz. Foi uma piada leve para os padrões dele.”

A comediante Kathy Griffin fez um alerta: “É um péssimo costume subir no palco e agredir um comediante. Agora todos nós vamos ter que nos preocupar com quem quiser ser o próximo Will Smith num bar ou num teatro.”

A atriz Sophia Bush ponderou: “Violência não é OK. Violência nunca é a resposta. Atacar a doença autoimune de alguém é errado. Fazer isso de propósito é cruel. Os dois precisam parar e respirar.”

Mas uma das maiores críticas veio de Richard Williams, o pai das tenistas interpretado por Will Smith. Através de um filho, ele disse que não sabe de todas as circunstâncias, mas que não aprova que ninguém bata em outra pessoa a não ser em caso de legítima defesa.

Em 2016, Chris Rock já tinha feito uma piada que desagradou o casal. Jada boicotou o Oscar por falta de indicados negros. O comediante brincou: “A Jada disse que não viria, mas ela nem foi convidada.” Na época, Jada disse numa entrevista: “Faz parte do jogo. Vamos em frente.”

Nesta segunda-feira (28), além de condenar as ações de Smith, a Academia disse que iniciou uma análise formal do incidente e vai estudar ações e consequências de acordo com as leis da Califórnia. O código de conduta da Academia prevê suspensão ou até expulsão em casos de descumprimento.

Pedido de desculpas

Na noite desta segunda-feira, o ator Will Smith publicou um pedido de desculpas numa rede social. O ator disse que a violência em todas as formas é venenosa e destrutiva, e que o comportamento dele foi inaceitável e indesculpávelWill Smith reconheceu que ouvir piadas sobre ele faz parte do trabalho, mas que a piada sobre a doença da mulher foi demais e ele reagiu emocionalmente.

Ele pede desculpas diretamente a Chris Rock. Smith reconhece que perdeu a linha e que estava errado. Disse que se sente envergonhado e que as ações não representam a pessoa que tenta ser. E completa: não há lugar para violência num mundo de amor e bondade.

fonte: JN