Alagamentos em São Cristóvão e Jardim das Margaridas surpreenderam Prefeitura de Salvador, diz secretário

Os alagamentos na região do Parque São Cristovão e Jardim das Margaridas, causaram uma certa “surpresa”, para a Prefeitura de Salvador, segundo o Secretário de Manutenção de Salvador (Seman), Luciano Sandes. Isso porque a região não tem, historicamente, pontos tão críticos. A explicação, ainda de acordo como secretário, estaria relacionada ao volume de chuva que caiu na região, provocando uma sobrecarga na Barragem Joanes.

“É como se você ligasse uma torneira com um grande fluxo de água para passar em um ralo estreito”, exemplificou o secretário, antes de comentar que a Travessa Acalanto, no Parque São Cristovão, é de responsabilidade da concessionária Bahia Norte, mas que, ainda assim, a Seman tem auxiliado para que em breve seja concluída uma obra para evitar que situações desse tipo voltem a acontecer.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bnews Agora, na Piatã FM, nesta quinta-feira (21). Na ocasião, o chefe da pasta comentou sobre os problemas provenientes das chuvas que caíram na capital baiana nesta semana e relatou as ações que estão sendo feitas desde o início do ano, mas que foram reforçadas desde o dia primeiro de abril, quando deu-se início a Operação Chuva, envolvendo diversos órgãos da Prefeitura, inclusive a Seman.

Ao ser questionado sobre a Cidade Baixa, Luciano explicou que o histórico de alagamentos nessa região era, em parte, por causa de construções feitas sob o Rio Lobato, o que já foi resolvido. “Na região da Nilo Peçanha, juntamente com a Sedur, fizemos uma negociação com quem tinha comercio nessa região, e conseguimos demolir algumas construções, conseguindo dar ao Rio Lobato condições de vasão, que a gente entende como adequada para o momento de grandes chuvas”, explicou Sandes.

Leia também:

https://1c18b6f03951a42b25d7c90203d655a3.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Sobre a persistência de alguns pontos de alagamento nessa região, Sandes explica que o descarte de resíduos sólidos feito por moradores e comerciantes é o grande problema: “Lixo colocado fora do horário de coleta, fora do contêiner, quando encontram a sucção da “boca de lobo” ficam presos e temos os alagamentos. É muito lixo nessa área, esse é o nosso problema na região”, argumentou o secretário.

No total, desde janeiro, a Seman teria resolvido 47 pontos de alagamentos na região da Cidade Baixa, localizados entre a Ribeira, Bonfim e parte da Suburbana, com pequenas obras. Sobre o Largo do Papagaio e Porto dos Mastros, pontos que historicamente alagam na capital baiana, o secretário também afirmou que já não existem mais alagamentos, desde que obras de drenagem foram feitas nessas localidades.

Para acionar a Seman, é necessário que técnicos da Defesa Civil entendam que o trabalho deles é o indicado para o momento, por isso, basta acionar o 199, da Codesal, 24 horas por dia, que uma equipe atuará na situação de emergência.https://1c18b6f03951a42b25d7c90203d655a3.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

fonte : BNews