Após voos cancelados, Governo da Bahia manda avião a SP para buscar testes de coronavírus
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-boas, acaba de anunciar que uma carga de testes RT-PCR, usados para identificar casos de coronavírus, está a caminho da Bahia. O avião está saindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (10) e depois que pousar em Salvador, a carga será levada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).
De acordo com Vilas-boas, a crise aérea também decorrente da pandemia de coronavírus culminou no cancelamento de voos em dois dias seguidos. Com isso, a próxima remessa seria enviada apenas na segunda-feira (13), mas o governador Rui Costa (PT) mandou buscar o material em um avião do estado para acelerar a entrega.
Como o titular da pasta não declarou o tamanho da carga, o Bahia Notícias procurou a assessoria de comunicação da Sesab para obter a informação. Em resposta, o setor disse que apura o quantitativo de insumos.
Coronavírus na Bahia
Até o fim da tarde de quinta (9), a Sesab contabilizou 568 casos de coronavírus e 3.404 suspeitas descartadas. Do total de diagnósticos positivos, 19 terminaram em óbito, sendo 11 em Salvador e os demais em Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (1) e Ilhéus (1). Outras 51 pessoas estão internadas, 26 delas em UTI. Já o total de pacientes recuperados chegou a 146 (saiba mais aqui).