Bahia registra primeira morte de paciente com coronavírus
Paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador, entubado e em diálise contínua.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (29).
- Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus
- Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- Veja perguntas e respostas sobre a doença
O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador. Ele estava entubado e em diálise contínua. De acordo com a Sesab, a morte ocorreu na noite de sábado (28).
Ele estava internado no Hospital da Bahia, segundo confirmou a assessoria de comunicação do hospital, que disse que o paciente esteve em um congresso na cidade de Itu (SP).
De acordo com o Hospital da Bahia, o paciente era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar. Ele deu entrada na emergência da unidade de saúde no dia 17 de março, já em estado grave, com insuficiência respiratória severa, sendo imediatamente entubado.
Ainda segundo o hospital, quatro dias antes da internação ele havia sido atendido em outro hospital com quadro clínico leve, onde foi colhido exame para Covid-19 e encaminhado para casa.
Quatro dias após, ele apresentou quadro respiratório grave e procurou a emergência do Hospital da Bahia. Ele passou 12 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intubado.
O resultado do exame saiu quando ele já estava internado no Hospital da Bahia, confirmando que ele era positivo para Covid-19. Nos dias seguintes, o paciente apresentou instabilidade durante todo período de internação e precisou de diálise por causa de falência renal. O Hospital da Bahia também divulgou que o paciente usou cloroquina durante os últimos cinco dias de internação.
Conforme recomendação do governo da Bahia, o corpo do paciente morto pelo Covid-19 deve ser cremado, seguindo orientação da Anvisa. Ainda não há decreto do estado da Bahia suspendendo velório de vítimas pelo novo coronavírus.
Em uma postagem nas redes sociais e também em áudio divulgado à imprensa, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou a morte do idoso e divulgou que já são 147 casos confirmados na Bahia.
“Nesse domingo, lamentavelmente, nós tivemos a confirmação do primeiro óbito devido ao coronavírus aqui na Bahia. Era um senhor de 74 anos que estava internado já há pouco mais de 10 dias, em um hospital privado de Salvador. Ele tinha uma doença pulmonar pré-existente, e passou esses 10 dias em ventilação mecânica, complicou com insuficiência renal, e, lamentavelmente, foi a óbito. Nossos sentimentos à família”, disse.