Especialistas definem quantidade ideal de proteína para uma pessoa se manter saudável
A proteína é a matéria-prima para o ganho de tecido muscular, e as pessoas que se exercitam mais intensamente devem consumir mais delas
Para ter uma dieta balanceada e saudável é necessário incluir todos o grupos alimentares como frutas, legumes, hortaliças, carboidratos e as proteínas que são grandes aliadas das pessoas que praticam exercícios ou que querem emagrecer.
A ingestão diária recomendada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, ou seja, o consumo mínimo indicado para uma pessoa se manter saudável, é de 0,8 grama de proteína por quilo de peso. Ou seja, para uma pessoa de 60 kg, a quantidade de proteínas recomendada por dia é 48 gramas. Isso corresponde, no máximo, 10% da quantidade total de calorias diárias e pode ser facilmente atingido seguindo uma dieta típica ocidental.
“Não há nenhuma razão para mudar sua alimentação para obter proteína. Basta comer uma variedade de peixes, nozes, feijão, sementes e produtos lácteos, incluindo iogurte.“, diz Dariush Mozaffarian, reitor da Escola Friedman Tufts de Nutrição e Ciência e Política da Nutrição, nos Estados Unidos, á rede americana CNN.
A proteína é a matéria-prima para o ganho de tecido muscular, e as pessoas que se exercitam mais intensamente devem consumir mais delas. As células musculares são compostas de proteínas, carboidratos estocados e água. Depois que você quebra as proteínas do tecido muscular (durante exercícios com peso), o corpo procura restaurá-las com proteínas vindas da dieta.
Além disso, as proteínas contribuem para a secreção do hormônio intestinal chamado peptídeo YY, que diminui a fome. “Quando 30% das calorias ingeridas diariamente são provenientes de proteínas, você irá naturalmente comer menos. As proteínas ajudam a diminuir o apetite e a gerenciar a ânsia por comida”, afirmou a nutricionista Lauren Slayton, à CNN.