Faculdades convocam alunos de Medicina na Bahia para atuar contra coronavírus
Em 2020, com a chegada da pandemia de COVID-19 ao Brasil, faculdades de medicina na Bahia tomaram uma medida emergencial: convocar alunos de graduação para atuar diretamente no combate ao coronavírus. A mobilização envolveu principalmente estudantes dos últimos semestres, que puderam integrar as equipes de hospitais públicos, UPAs e unidades básicas de saúde.
A convocação seguiu orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que autorizou a atuação de acadêmicos em atividades de triagem, atendimento a casos leves e apoio à campanha de vacinação. Instituições como Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e faculdades particulares de medicina aderiram à iniciativa.
Os alunos receberam treinamento específico e equipamentos de proteção individual (EPIs) para reduzir riscos de contaminação. A experiência, embora desafiadora, foi reconhecida como fundamental para ampliar a força de trabalho e aliviar a pressão sobre os profissionais de saúde que atuavam na linha de frente.
A ação das faculdades baianas refletiu um movimento nacional de integração entre ensino e serviço no Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando a capacidade de adaptação das instituições de ensino em momentos críticos.
Para mais informações sobre saúde e bem-estar, visite a seção Saúde & Bem-Estar. Volte à página inicial.