LAURO DE FREITAS COMEMORA FESTA DO PADROEIRO SANTO AMARO DE IPITANGA

A cidade começou a se preparar para as comemorações de uma das mais importantes datas do município, o dia do Padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga, as ações em alusão ao Padroeiro iniciaram nesta quarta-feira (6), com Oração do Terço às 7h, Oração do Ofício em Louvor a Santo Amaro às 18h30 e Novenário às 19h, as atividades são realizadas na Igreja da Matriz, situada no Centro. Durante todas às noites, após as novenas, haverá quermesse na Praça da Matriz, com barracas com comidas e apresentações de artistas da terra.

De acordo com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o dia do Padroeiro da Cidade Santo Amaro de Ipitanga é um momento especial para o município, pois é um período de reforçar os valores culturais de Lauro de Freitas. “Nosso Padroeiro é uma importante referência para nossa cidade e temos orgulho desta data”, pontua.

Neste sábado (9), às 9h, o Cortejo Cultural composto por autoridades, servidores públicos, turistas, baianas, capoeiristas, grupos culturais e afros participarão do desfile, que sairá do final de linha dos ônibus do Centro com destino a Igreja da Matriz, com a lavagem da escadaria da Igreja. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) contará com um grande público de diversas regiões da cidade e de outros municípios. Na oportunidade haverá ainda as apresentações das bandas Alavontê e Parangolé durante o cortejo, sendo a última atração conduzindo o tradicional bloco “Vassourinha” – composto por profissionais da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) – que realiza a limpeza do circuito.

Já no dia 15 de janeiro, data que se comemora o dia do Santo Amaro de Ipitanga, a cidade terá às 6h uma Alvorada Festiva (queima de fogos), seguida da celebração da Missa Solene, às 8h30, logo depois a carreata pelas ruas da cidade com a imagem do Padroeiro até a Comunidade de São Pedro, no Jockey Clube. No período da tarde (17h), terá o retorno em procissão da Capela de São Pedro até a Praça da Matriz, onde será realizada à Missa Campal.

A tradicional festa em comemoração aos 408 anos do Padroeiro de Lauro de Freitas tem uma importante simbologia cultural, “essa festa possui valor histórico e cultural para nossa cidade. A comunidade católica não perde a oportunidade de homenagear o padroeiro durante esses nove dias de novena”, explicou o titular da Secretaria de Cultura (Secult), Zé Augusto, paroquiano atuante e devoto Santo Amaro de Ipitanga.