Mais de 385 mil meninas devem ser vacinadas contra o HPV na Bahia
O Ministério da Saúde enviou para serem aplicadas em toda a Bahia quase 405 mil doses da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero. No estado, mais de 385 mil meninas, entre 9 e 11 anos, deverão ser imunizadas. Juntamente com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.
A novidade para este ano é a inclusão de cerca de 33 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação.
Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir. Isso também vale para quem tomou a primeira dose aos 13 anos e já completou.