Moradores reconstroem ponte de cidade na BA e dizem que prefeitura recusou obra; gestão municipal nega
Um grupo formado por moradores de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, registrou um vídeo em que mostra a população construindo uma ponte de madeira que fica em cima de um rio da cidade. A ação, segundo eles, ocorreu após as chuvas que atingem a região destruírem a estrutura anterior e a prefeitura se recusar a fazer a obra. A gestão municipal nega a acusação.
Ainda no vídeo, um dos homens que trabalha na construção mostra um “L” pintado na ponte, em alusão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Uma pessoa que compartilhou o vídeo nas redes sociais escreveu que o prefeito é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Disse também que o prefeito teria se recusado a recuperar o equipamento e mandou os moradores sinalizarem o “L” com as mãos e que assumissem a reconstrução da ponte.
No segundo turno das eleições, Lula foi eleito no município com 49,06% dos votos, enquanto Bolsonaro teve 46,2%. Foram 16.691 votos para o petista e 15.716 para o atual presidente.
Por meio de nota, a prefeitura não informou se Marcelo Angênica (PSDB), conhecido como Dr. Marcelo, é apoiador do presidente derrotado por Lula nas eleições, mas detalhou sobre a situação da ponte. Informou que cedeu os materiais e funcionários para a construção provisória e repudiou as informações que circulam nas redes sociais.
Em relação aos estragos provocados pelas chuvas, o órgão municipal ainda disse que técnicos fizeram as avaliações, as obras começaram e estão em estágio avançado.
O órgão também informou que a obra definitiva será realizada pelo município e afirmou que “na democracia é fundamental o respeito às divergências políticas e os gestores eleitos devem governar para todos”.
O g1 não conseguiu contato com nenhum dos homens que aparecem reconstruindo a ponte no vídeo.
Moradores reconstroem ponte no sul da Bahia — Foto: Redes sociais
fonte: G1