Objeto espacial não identificado vai colidir com a Terra na próxima semana
Nos últimos dias, uma onda de publicações em redes sociais e sites de notícias não verificadas tem alertado para a suposta aproximação de um objeto espacial não identificado que, segundo as mensagens, colidirá com a Terra na próxima semana. As postagens incluem imagens genéricas e referências vagas a "fontes oficiais", mas não apresentam dados concretos nem links para comunicados de agências espaciais.
A Rádio Panorama FM 87,9 consultou astrônomos que acompanham o monitoramento de objetos próximos à Terra. Eles afirmam que não há qualquer registro nos sistemas oficiais que indique uma colisão iminente. "A imprensa deve sempre checar esses alertas com fontes confiáveis antes de divulgar", destacou um dos pesquisadores.
O monitoramento de asteroides e detritos espaciais é feito continuamente por diversos observatórios ao redor do globo. A NASA, por meio do programa CNEOS, e a ESA mantêm catálogos públicos de objetos classificados como potencialmente perigosos. Nenhum deles consta na lista de risco atual. A ferramenta Sentry, da NASA, que calcula probabilidades de impacto, não mostra nenhum objeto com chance significativa de colisão nos próximos 100 anos.
Eventos como o meteoro de Chelyabinsk, em 2013, que feriu mais de 1.500 pessoas, são lembrados como exemplos de que objetos realmente podem atingir a Terra sem aviso prévio. Contudo, a comunidade científica ressalta que situações como aquela são extremamente raras e que a tecnologia atual permite detectar a maioria dos objetos de médio e grande porte com dias ou semanas de antecedência.
A desinformação sobre objetos espaciais é um fenômeno recorrente. Boatos semelhantes surgiram em 2012 (profecia maia), 2017 (planeta Nibiru) e 2020 (suposta colisão no dia da eleição americana). Em todos os casos, as previsões não se confirmaram. A orientação dos astrônomos é buscar informação em sites oficiais da NASA, ESA e Observatório Nacional do Brasil.
Entretanto, é importante lembrar que a maioria dos objetos que entram na atmosfera são inofensivos, e muitos são confundidos com meteoros ou lixo espacial. A cada ano, toneladas de material espacial caem na Terra, mas quase nunca causam danos significativos.
Enquanto nenhum comunicado oficial for emitido, não há motivo para pânico. A Rádio Panorama FM 87,9 continuará acompanhando o tema e trará atualizações caso surjam fatos concretos. Para mais notícias sobre ciência e astronomia, visite a seção Notícias do nosso site ou retorne à página inicial.