Potências europeias aumentam a pressão para que Vladimir Putin negocie diretamente com o presidente ucraniano

Líderes da França e da Alemanha conversaram por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin. Essa foi mais uma tentativa de avanço diplomático, enquanto o confronto segue intenso, principalmente no leste da Ucrânia.

Novas imagens mostram o avanço das tropas russas. O Ministério da Defesa da Rússia disse que o país conquistou mais uma cidade na região: Lyman.

Em Lysychansk, também no Leste, um ataque aéreo atingiu um cinema. Civis estavam escondidos no porão. Não foram divulgadas informações sobre mortos ou feridos.

No âmbito diplomático, neste sábado (28) o primeiro-ministro do Reino Unido conversou com o presidente da Ucrânia. Boris Johnson prometeu a Volodimir Zelenskyy ainda mais ajuda militar.

Também neste sábado, houve uma conversa entre Rússia, França e Alemanha. Foi um telefonema de quase uma hora e meia em que Emmanuel Macron e Olaf Scholz pressionaram Vladimir Putin para fazer negociações diretas com o presidente ucraniano. A Rússia se disse aberta ao diálogo. Putin ainda afirmou que o país tá disposto a discutir maneiras de destravar a exportação de produtos ucranianos. A estimativa é de que 20 milhões de toneladas de grãos estejam presos na Ucrânia.

Em Mariupol, um navio entrou no porto pela primeira vez desde que a Rússia tomou o controle da cidade. O porta-voz do porto disse que 2.700 toneladas de metal vão ser levadas pra Rússia. O governo ucraniano chamou isso de “saque”. E a maior produtora de metais da Ucrânia acusou Moscou de pirataria.

Guerra completa cem dias na próxima sexta-feira (3), sem qualquer perspectiva de paz a curto prazo. Mesmo quem mal consegue andar arruma um jeito de fugir. Voluntários ajudaram uma senhora a sair de casa. Ao som das sirenes, ela entrou na van pra seguir pra outra cidade. Uma outra também precisava de ajuda. É a vida tendo que recomeçar.

fonte: JN