Prazo para a entrega de declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda (7)

O prazo para a entrega de declaração do Imposto de Renda começa na segunda-feira (7), e neste ano será menor.

O escritório de contabilidade em Belo Horizonte já vem recebendo visitas. O fotógrafo Samuel Miranda da Silva organizou a documentação ao longo do ano: “Não quero realmente ter que esquentar a cabeça, chegando nos dias finais de entrega. Meu negócio é resolver o mais rápido possível”.

A declaração deve ser feita entre os dias 7 de março e 29 de abril, sem prorrogação. Ou seja, sem o tempo extra que os contribuintes tiveram como nos dois últimos anos, por causa da pandemia. A Receita espera receber pouco mais de 34 milhões de declarações. Precisa declarar quem, no ano passado, teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559.

  • O contribuinte pode instalar o programa do Imposto de Renda no computador.
  • Baixar o aplicativo no celular.
  • Ou fazer o preenchimento online – no site da Receita Federal.

Toda a atenção é importante na hora de preencher as informações. No ano passado, mais de 869 mil declarações ficaram retidas na malha fina. O modelo da declaração pré-preenchida pode ajudar.

“Você consegue comparar a pré-preenchida com a documentação que você entregou e, às vezes, você já vê ali mesmo uma despesa de escola, uma coisa que você tenha esquecido de entregar”, destaca Sueli Marques de Oliveira, presidente do Conselho Contabilidade-MG.

Quem já tem cadastro no site gov.br, com níveis de segurança mais fortes – chamados prata e ouro – poderá fazer a pré-preenchida a partir de 15 de março. O mais importante, segundo a Receita, é entregar o quanto antes, a tempo de corrigir alguma informação, se for necessário.

“Dá tempo de transmitir a declaração e dois ou três dias depois consultar para ver se está tudo bem. Ver se a declaração dele não está na malha. Sempre muita cautela nesse preenchimento”, diz José Carlos da Fonseca, supervisor do Programa do Imposto de Renda.

O programa para a entrega da declaração também só vai estar disponível na segunda-feira.

fonte: Jornal Nacional