Primeiro mutirão do ano reforça limpeza no bairro Miragem em Lauro de Freitas

Mais de 100 agentes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) iniciaram, nesta segunda-feira (7), o primeiro mutirão de limpeza de 2019. O bairro contemplado desta vez foi o Miragem, em Lauro de Freitas. Serviços de varrição, capinagem, roçagem, pintura de meio-fio, sacheamento e retirada de entulho estão sendo feitos nas praças das Corujas, Gileade, Jovina Rosa e em 15 ruas próximas às áreas de lazer.
Moradora há três anos do bairro Miragem, a dentista Helen Fontes aprova o mutirão de limpeza, e afirma que a localidade enfrenta problemas também com o descarte irregular de resíduos. “Costumo fazer caminhadas aqui pela Praça das Corujas. Como ela foi revitalizada, é importante a manutenção da limpeza e que a população saiba preservar”.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Renato Bras, informa que já está em andamento a instalação de um ecoponto na localidade. “O Miragem será o primeiro bairro do município a receber um ecoponto de resíduos de construção civil e podas. Recebemos muitas denúncias de descarte irregular de resíduos na região e estamos tomando medidas para resolver este problema, como conscientização e fiscalização que estão agora regulamentados por lei”, destacou Bras.
As equipes de limpeza iniciaram os serviços às sete horas da manhã desta segunda-feira (7) e darão continuidade até que todo trabalho seja concluído. De acordo com a Sesp, o mutirão é realizado no Miragem a cada dois meses, além dos serviços diários de limpeza, como recolhimento do lixo doméstico e folhas secas, trocas de sacos de lixeiras e manutenção da altura de gramados. Durante a noite desta segunda-feira (7), a Sesp fará vistoria de iluminação no bairro.

No ano passado, além da rotina diária, vários bairros do município receberam o mutirão da SESP. Entre as localidades já contempladas estão os conjuntos do Minha Casa Minha Vida, Lindoia, Jardim Metrópole, Parque São Paulo, Jardim Tropical e áreas de Vida Nova. Os mutirões vão continuar em todo o município.

ECOPONTO – Uma nova legislação, aprovada em outubro de 2018, vai penalizar quem for flagrado ou posteriormente identificado descartando resíduo de construção civil e poda em via pública. Para o descarte de pequenos volumes a Prefeitura vai instalar ecopontos em locais estratégicas. Os equipamentos poderão receber descarte de até 0,5 metros cúbicos. Um dos locais já definidos, segundo o secretário Renato Brás, é o Miragem, um dos bairros em que ocorre o maior número de denúncias de descarte irregular no município.

Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
07/01/2019
71 3288 8371
https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/site/