Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma grave crise humanitária após as fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil, já são 29 mortes confirmadas em decorrência das inundações e deslizamentos de terra. Dezenas de pessoas continuam desaparecidas.
As buscas por desaparecidos seguem com apoio de equipes especializadas e cães farejadores. Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, distribuídas em abrigos montados pelas prefeituras. A infraestrutura de várias cidades foi severamente afetada, com estradas bloqueadas, pontes destruídas e falta de energia elétrica em alguns bairros.
O governo estadual decretou estado de calamidade pública em 78 municípios, permitindo a liberação de recursos federais para assistência emergencial e reconstrução. O governo federal também anunciou o envio de ajuda humanitária, incluindo alimentos, água potável e medicamentos.
Especialistas apontam que o volume de chuvas foi intensificado pelo fenômeno El Niño, que historicamente provoca precipitações acima da média na região Sul. As mudanças climáticas globais também têm tornado eventos extremos mais frequentes, exigindo maior preparo das defesas civis.
A situação segue crítica e os órgãos de meteorologia alertam para a continuidade das chuvas nos próximos dias. A população deve permanecer atenta aos avisos oficiais e evitar áreas de risco. A Rádio Panorama FM 87,9 acompanha o caso e traz as informações mais recentes.