Salva-vidas de Lauro de Freitas intensificam treinamento para garantir melhor condicionamento físico e reduzir tempo de resgate


Com a proximidade da alta estação, as equipes de salva-vidas de Lauro de Freitas intensificaram os treinamentos físicos para atender a demanda crescente de banhistas que procuram as praias do município diariamente. Nesta quarta-feira (08), a equipe do posto Alfa 1, localizado na altura do Centro Panamericano de Judô, realizaram uma simulação de resgate no mar com vítima de afogamento. O objetivo é reduzir o tempo de ação e alinhar estratégias para ampliar as chances de salvamento.

De acordo com o técnico de treinamento, Ping Chug, o treinamento é realizado com profissionais dos oito postos distribuídos nas três praias, com aulas teóricas e práticas. “O posto Alfa 1 é um dos locais mais perigosos para banho, está sempre sinalizado com as bandeiras vermelhas. A equipe passa por esse treinamento e em outro momento será realizado o teste individual”, explicou.

Munidos de rescue, pé-de-pato e muita disposição, um dos salva-vidas entrou no mar para simular uma vítima em afogamento. Enquanto isso, do posto, outro salva-vidas simulou o socorro. Imediatamente caiu no mar e nadou em direção a vítima realizando todas as manobras minuciosamente precisas.

O tempo registrado foi de menos de dez minutos de ação.   “Nosso objetivo é melhorar o tempo de cada profissional para que a capacidade de chegar até uma vítima em afogamento seja o mais rápido possível”, completa o treinador. Após o treinamento físico, eles recebem instruções de primeiros socorros e realizam o procedimento conhecido como reanimação cardiopulmonar.

O curso de Capacitação e Reciclagem de Salvamento Aquático, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), está em andamento desde o início de julho. Ao todo, 48 salva-vidas serão aprimorados pelos próximos seis meses, alternando entre aulas teóricas e práticas.