Troca de acusações entre Rússia e Ucrânia sobre possível uso de armas nucleares vai parar na ONU
A troca de acusações entre Rússia e Ucrânia sobre armas não convencionais foi parar na ONU.
A Rússia acusa a Ucrânia de planejar usar “bombas sujas” para combater a invasão. Essas bombas são explosivos comuns, carregados com material radioativo, que se espalha por alguns quilômetros quando acionados.
De acordo com o governo russo, elas estariam sendo produzidas em usinas nucleares ucranianas. Um embaixador russo na ONU afirmou, nesta terça-feira (25), que a Ucrânia tem capacidade e motivos para fazer isso.
A acusação foi apresentada no Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, que se reuniu a portas fechadas para debater o assunto.
A Ucrânia convidou a Agência Internacional de Energia Nuclear das Nações Unidas para inspecionar as instalações onde a Rússia alega que as bombas sujas estariam sendo produzidas. O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, garantiu:
“Nós nunca tivemos e não planejamos desenvolver nenhuma bomba suja.”
E afirmou que a Rússia pode usar a falsa alegação como desculpa para ela, sim, cometer um crime.
Nesta terça, a Rússia notificou os Estados Unidos de que iniciou uma série de exercícios militares que incluem mísseis capazes de levar ogivas nucleares. O porta-voz do Departamento de Defesa americano disse que os exercícios já eram previstos e que a Rússia tem sido transparente sobre eles, mas afirmou:
“Vamos continuar de olho”.
fonte: Jornal Nacional