Vacina contra a Covid-19 da Jansen-Cilag será mais uma a ser testada na Bahia

A Bahia se prepara para receber os testes clínicos de mais uma vacina contra a Covid-19. O imunizante desenvolvido pela farmacêutica Jansen-Cilag, nome registrado de um dos braços da Johnson & Johnson no Brasil, passará por estudos no estado, ampliando a participação brasileira na corrida global por uma vacina eficaz e segura contra o novo coronavírus.

A escolha da Bahia para sediar os ensaios clínicos reforça a importância dos centros de pesquisa locais e a confiança na capacidade técnica dos pesquisadores brasileiros. Os testes envolvem a aplicação do imunizante em voluntários, que serão monitorados para avaliar a resposta imune e possíveis efeitos colaterais. A participação é voluntária e segue rigorosos protocolos de segurança aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A vacina da Jansen-Cilag utiliza tecnologia de vetor viral (semelhante ao adenovírus), o que, em seu esquema original, permite a administração em dose única, facilitando a logística de vacinação em massa. No entanto, com o surgimento de novas variantes e a evolução das evidências científicas, a farmacêutica também passou a testar esquemas de duas doses e doses de reforço para garantir a máxima proteção.

A realização destes testes na Bahia representa um passo importante não apenas para o combate à pandemia, mas também para o fortalecimento da ciência e da pesquisa clínica no estado. A população baiana que participar dos estudos contribuirá diretamente para o desenvolvimento de ferramentas cruciais para salvar vidas em todo o mundo.

Acompanhe o Portal Rádio Panorama FM 87,9 para mais atualizações sobre os testes de vacinas e outras notícias de saúde e bem-estar.

Voltar para notícias de Saúde

Veja outras notícias