WhatsApp fora do ar: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a pane global
Instagram, WhatsApp e Facebook ficaram quase 6 horas fora do ar em todo o mundo — Foto: g1https://7acfda6a2fded41a1f20375d23c2680c.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na tarde desta segunda-feira (4) em uma das panes mais duradouras de suas histórias. Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.
Por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.
A empresa assumiu que o problema foi global e que o apagão decorreu de uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
A empresa não especificou quem executou a alteração na configuração e se essa mudança estava planejada.
A possibilidade levantada por especialistas é de erro de DNS – como se o “GPS” dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas (leia mais abaixo).
Carlos Affonso de Souza explica o que é DNS, o sistema de nome de domínio
LEIA TAMBÉM:
- Como abrir conta no Telegram e no Signal
- Memes invadem o Twitter com a falha nas redes concorrentes
- Famosos comentam e fazem até concurso de samba
- Reclamações sobre operadoras de telefonia e internet também cresceram
O que se sabe até agora:
Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?
Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reproduçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Por volta das 12h50 desta segunda, o termo “WhatsApp” tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).
Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.
Reclamações no DownDetector sobre falha no Instagram nesta segunda (4) — Foto: Reprodução/DownDetector
- WhatsApp, Telegram e Signal: conheça as vantagens de cada um
- Sua conta no WhatsApp está protegida? Faça o teste e descubra
O que dizem as redes?
O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrentava um “problema de rede”, sem dar mais detalhes, pedindo “sinceras desculpas”.
Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.
No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
Qual a reação dos internautas?
A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo).
Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.
Queda do WhatsApp, Instagram e Facebook gera memes
É a primeira vez que isso acontece?
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.
Outras grandes falhas ocorreram no passado. Em 2008, o Facebook ficou fora do ar por quase um dia inteiro por causa de um erro que deixou milhões de usuários da plataforma incapazes de utilizar o serviço, de acordo com a CNBC.
Em 2019, uma outra falha deixou o sistema da rede social instável por mais de 14 horas.