Especialistas alertam para possibilidade de racionamento de energia em 2015
Novas previsões oficiais para a situação da energia elétrica no país foram divulgadas na sexta-feira (7) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). As informações sobre a geração hidrelétrica não são nada boas. De acordo com o órgão, estima-se que o nível de represas de usinas do Sudeste cairá para 15% no fim de novembro. Na semana passada, a expectativa era de 15,5%. Atualmente, as hidrelétricas da região Sudeste têm o pior nível registrado desde o fim de outubro de 2000, ano anterior ao do racionamento de energia no Brasil.
Especialistas do setor alertam para o grande risco de racionamento em 2015, caso não chova perto das médias históricas durante o período úmido. A expectativa do órgão gestor do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o consumo de energia no no Brasil é de um crescimento de 2,9% no fim de novembro em relação ao fim de outubro.
Na região Sudeste, as chuvas esperadas deverão ficar a 69% da média histórica no próximo mês, uma redução frente aos 74% projetados na semana passada. De acordo com o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO), do ONS, o consumo de energia na região subirá 2,3% em novembro. No levantamento apresentado na última semana, a expansão era estimada em 1,8%. Para o Nordeste, a expectativa para o fim do mês é de chuvas a 38% da média histórica deste mês, com represas em 11,5% da capacidade e uma demanda elétrica avançando 4,7%.