AÇÕES DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA AUMENTAM EM 70% EM LAURO DE FREITAS
Com a alta estação, as solicitações de combate à poluição sonora têm crescido significativamente e a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), tem empregado seu efetivo para o atendimento da demanda que chega através de denúncias do telefone emergência 153, da Superintendência do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM). Entre outubro de 2015 e fevereiro deste ano foram realizados 359 atendimentos e no mesmo período de 2014 e 2015 foram feitos 212, representando um aumento de 70% dos atendimentos efetivados pela Superintendência de Ordem Pública (Suop).
Estabelecimentos comerciais, eventos clandestinos ou não autorizados pela PMLF, além de veículos com equipamento de som pesado foram os principais alvos das operações e fiscalizações da Suop. Entre as 359 denúncias recebidas, 304 foram notificadas, autuadas, equipamentos apreendidos, eventos interditados, que resultou na resolutividade de cada caso no local denunciado. As 55 ocorrências não solucionadas no ponto da denúncia, se referem a veículos que evadiram do local ou de estabelecimentos que ainda estão com processo de apreensão de equipamentos em andamento.
Só no último final de semana foram atendidos 17 chamados do número 153 e cinco denúncias diretamente na Suop, resultando em 20 notificações, uma apreensão de equipamentos de som e uma interdição de evento com som em veículo. As operações acontecem com apoio do Grupamento Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal (GM).
A Settop convida os munícipes para promover mais tranquilidade e menos poluição sonora cooperando com a Lei Municipal nº 1.536/14, que regula a utilização sonora no município, dessa forma obedecendo aos limites de decibéis e horários, além de toda regulamentação do som e ordem pública. Vale ressaltar que a realização de ventos deve passar por prévia avaliação e autorização na Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) e Settop.