Amargosa: Conheça um pouco mais sobre cidade Baiana que tem registrado terremotos

O abalo na cidade de Amargosa ocorreu no sábado. Ele atingiu 4.6 na Escala Richter — Foto: Edson Andrade/Dicom Prefeitura de Amargosa

Do final de semana até esta quinta-feira (3), de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSB), município já tinha registrado 15 casos de abalos.


O abalo na cidade de Amargosa ocorreu no sábado. Ele atingiu 4.6 na Escala Richter — Foto: Edson Andrade/Dicom Prefeitura de Amargosa

Além da fama por possuir um dos maiores festejos juninos da Bahia, Amargosa – que fica na região do recôncavo da Bahia – passou a ser conhecida também, desde o último domingo (30), por causa dos tremores de terra registrados no local. Do final de semana até esta quinta-feira (3), de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSB), o município já tinha registrado 15 casos de abalos. A situação trouxe medo para os moradores.

Segundo cálculos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o abalo de domingo teve magnitude de 4.6, considerado alto. Nesse mesmo dia, um outro abalo de 2,7 foi registrado na cidade.

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os tremores são causados por pressões nas falhas geológicas. O laboratório afirmou também que é normal que os tremores tenham magnitude abaixo de 3, portanto o terremoto de 4,6 registrado na Bahia é considerado de alta magnitude.