Câmeras acopladas a uniforme policial filmaram toda ação contra George Floyd nos EUA
Imagens das câmeras de monitoramento integradas ao uniforme dos policiais que abordaram e mataram George Floyd, em Minneapolis, nos Estados Unidos, revelam as cenas que antecederam a asfixia que lhe provocou a morte.
No vídeo, o então policial Thomas Lane grita para que Floyd coloque as mãos no volante e aponta a arma para o homem cerca de 25 segundos após iniciar a abordagem. Assustado, Floyd implora aos policiais que não atire nele e em seguida sai do carro.
A continuidade revela os policiais tentando colocar o homem na viatura. Neste momento ele diz que é claustrofóbico e passa a repetir que não consegue respirar. Então, o policial ajoelha sobre o pescoço de Floyd e ordena que ele pare de falar e gritar: “Falar demanda muito oxigênio”, diz a agente.
Lane questiona o colega Derek Chauvin se não deveriam mudar a posição de Floyd, mas, já ajoelhado sobre o homem, responde: “Ele fica da maneira como o colocamos”.
Floyd segue afirmando que não consegue respirar até sua morte. A abordagem a Floyd ocorreu por uma suspeita de pagamento com uma nota de dinheiro falsa.
Floyd foi assassinado em maio deste e ano, gerando grande comoção e intensos protestos contra o racismo e a violência policial nos EUA. O movimento teve repercussão mundial.
Confira o vídeo:
ATENÇÃO! O conteúdo das imagens pode ser sensível para alguns espectadores.