Casamento coletivo LGBTQI+ será realizado nesta sexta-feira (6) em Lauro de Freitas

Foto:ASCOM – Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Casamento coletivo LGBTQI+ ser� realizado nesta sexta-feira (6) em Lauro de Freitas


Cinco casais homoafetivos vão oficializar união estável, nesta sexta-feira (6), em Lauro de Freitas. A celebração do primeiro casamento coletivo LGBTQI+ da cidade será realizado no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira – Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, às 14h. O casamento homoafetivo, matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, é promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia.

O casamento coletivo é uma iniciativa do Departamento de Políticas LGBTQI+ e Diversidade, vinculado a Secretaria de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas (SEJU). O Departamento foi implantado na administração municipal em 2017, gestão da prefeita Moema Gramacho.

Como afirma Josélia França, gerente do Departamento LGBT de Lauro de Freitas, o primeiro casamento coletivo é um marco nas políticas afirmativas do município. “Entramos na reta final dos preparativos com ensaios dos casais e organização do espaço. Os proclamas dos casamentos civis já foram emitidos pelo cartório e nesta sexta-feira (6) faremos a celebração do ato de união”, ressaltou.

O casamento coletivo foi construído com a Defensoria Pública do Estado da Bahia e movimentos LGBTQI+ da cidade. Fran Santana e Edluce Matos se conheceram há 13 anos e farão parte da celebração. “A nossa expectativa é de algo novo. Um sonho que está sendo realizado e uma conquista no âmbito das ações afirmativas e, sobretudo, contra o preconceito”, relatou Fran sobre o tão aguardado momento de união.

Os casais contemplados na primeira celebração homoafetiva de Lauro de Freitas realizaram inscrições na Defensoria Pública. Para participar das próximas edições, interessados devem procurar o órgão na Rua Mucugê, nº 87, Edifício Norte Garden – Centro – ou enviar e-mail para (inscricaocasamentolgbtqilauro@defensoria.ba.def.br), solicitando a ficha de inscrição. Telefone – Defensoria Pública – (71) 3288-8854 / 3288-88452.