Católicos celebram o dia de Santa Dulce dos Pobres
Na Bahia, os católicos celebraram neste sábado (13) o dia da primeira santa nascida no Brasil.
O Santuário de Santa Dulce dos Pobres recebeu milhares de fiéis ao longo do dia. Foi a primeira comemoração presencial, já que Irmã Dulce foi canonizada no Vaticano em outubro de 2019 e logo em seguida começou a pandemia.
A canonização veio após a comprovação de dois milagres. Sete missas foram celebradas neste sábado, com a igreja sempre lotada.
“Na fé de minha mãe Dulce, feliz com duas filhas, Larissa e Raissa, e o milagre da minha família. Só tenho a agradecer”, diz a dona de casa Simone Salas.
Santa Dulce dos Pobres nasceu em Salvador, em 1914, e, com 19 anos, foi ordenada freira da Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
A data da ordenação, 13 de agosto, foi escolhida pelo Vaticano para ser o dia da primeira santa brasileira. A freira baiana dedicou a vida a atender os pobres na obra social que ela fundou em Salvador.
“A gente busca o exemplo dos santos, né? E Santa Dulce foi uma pessoa comum, como eu e você, só que ela quis viver o evangelho com as ações. Isso que demonstra o verdadeiro amor, né?”, diz a auxiliar administrativa Patrícia Loures.
No começo da noite, os devotos saíram em procissão do santuário até a Igreja do Bonfim, que fica a cerca de um quilômetro, encerrando as homenagens à Santa Dulce dos Pobres.
fonte: Jornal Nacional