Com mais de cem encaminhamentos, Prefeitura promove 2ª edição do ‘Banco de Talentos’ para jovens de Lauro de Freitas

Com mais de cem encaminhamentos, Prefeitura promove 2ª edição do ‘Banco de Talentos’ para jovens de Lauro de Freitas

A busca pelo primeiro emprego, alcançar os objetivos e realizar sonhos. Tudo isso envolve a inserção de jovens e adolescentes no mercado de Trabalho. “Recebi a minha carta de encaminhamento, é o meu primeiro emprego. A sensação de ter oportunidade e  descobrir coisas novas no ramo profissional é muito boa. Eu espero que dê tudo certo, que eu consiga passar no processo seletivo. Tenho boas expectativas de que vai dar certo”. A declaração de Alana Santos retrata o sentimento de conquista.

Aos 19 anos, a jovem foi uma das contempladas na segunda edição do programa ‘Banco de Talentos’ promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e em parceria com a Ânima. Na sede da pasta, Alana foi encaminhada para participar do processo seletivo, o que pode resultar no primeiro emprego. Na primeira edição, que aconteceu no último dia 12, mais de 100 candidatos foram encaminhados para vagas de emprego, estágio e menor aprendiz.

O Departamento de Assistência à Criança e Adolescente (DACA), que é o setor da SEMDESC responsável por disponibilizar as vagas.  “Essa ação começou na semana passada no sentido do programa ‘Banco de Talentos’. Na ocasião realizamos o encaminhamento de 101 pessoas e estamos aguardando agora a finalização do processo seletivo desses encaminhamentos. No segundo dia da ação, nós aguardamos um quantitativo semelhante”, destacou o diretor da DACA, Alfredo Pacheco.

Alfredo reforça o atendimento para o público de todo o município. “As vagas estão sendo ofertadas, as pessoas estão sendo atendidas e estamos recebendo candidatos de todas as regiões da cidade para o encaminhamento como Jovem Aprendiz, Estágio para ensino médio e superior, e também com vagas de emprego formal. Inclusive, muitos desses candidatos foram diretamente para participar do processo seletivo”, pontuou o diretor.

Cursando Gestão Comercial, Andreza Rangel, de 25 anos, elogiou o trabalho feito pela Prefeitura. “É uma iniciativa interessante. Conseguir emprego de fato está difícil, as oportunidades estão fechadas. Então, essa ação da Prefeitura oportuniza mulheres e jovens, pessoas com mais idades, para que elas possam correr atrás dos objetivos”, analisou a moradora de Portão. O jovem Dirlan Nobre, de 20 anos e morador de Itinga, também saiu feliz do atendimento. Ele conseguiu uma carta de encaminhamento, foi selecionado para uma vaga de emprego e falou do seu sentimento. “É uma boa ideia da Prefeitura, né? Acaba selecionando jovens de todas localidades e comunidades para que eles tenham a oportunidade de conseguir uma vaga e consequentemente uma renda extra”, contou.

Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa