Corte de internet ao fim da franquia pode deixar usuários sem acesso ao WhatsApp

Corte de internet ao fim da franquia pode deixar usuários sem acesso ao WhatsApp

Idealizado pelas operadoras de telefonia móvel do país e já colocada parcialmente em prática pela Vivo, o corte da internet após o fim da franquia ameaça deixar os usuários sem acesso ao WhatsApp – um dos aplicativos mais utilizados nos celulares e smartphones.

“Ao fim do limite do pacote de dados, as operadoras, ao invés de cortar o serviço, optaram por reduzir a velocidade do acesso. O benefício permite que o usuário, mesmo extrapolando a cota contratada, possa fazer pelo menos o básico, que inclui as mensagens de texto pelo WhatsApp ou a consulta de um e-mail”, disse Eduardo Tude, da consultoria de telecomunicações Teleco, ao UOL. Para ele, a mudança das operadoras é uma “tendência natural”.

Ainda de acordo com Tude, em outros países da América do Norte, da Europa, e da Ásia, o corte é algo natural ao fim da conta contratada. “Ou você contrata um plano adicional ou você fica sem o serviço. Não há outra alternativa.” No Brasil, no entanto, a possibilidade do acesso limitado foi adotada com o intuito de disseminar o uso da internet no celular, contou Tude. Postura similar também foi adotada em outros países da América Latina.

A mudança também é permitida, do ponto de vista legal, desde que estabelecida no contrato de prestação de serviço. É o que afirmou Adriana Pereira, diretora de Programas especiais do Procon/SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo). Segundo ela, as operadoras não podem alterar as regras dos contratos em vigência sem a autorização dos clientes.