Embaixada do Brasil aconselha brasileiros a saírem das províncias ucranianas rebeldes
A embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou que os brasileiros no país redobrem a atenção e evitem as províncias de Donétsk e Luhansk. A embaixada aconselha os brasileiros que já estão nessas regiões a deixar o local sem demora.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou, neste sábado (19), uma nota em que diz lamentar o teor da declaração da porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia nesta semana. Na sexta (18), a porta-voz da Casa Branca disse que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global.
Segundo o Itamaraty, as posições do Brasil sobre a situação da Ucrânia são claras, públicas e foram transmitidas em repetidas ocasiões. O ministério também diz que não considera construtivas nem úteis extrapolações semelhantes a respeito da fala do presidente.
A nota, entretanto, não diz qual a posição do Brasil sobre a tensão entre Rússia e Ucrânia. Na última quarta-feira, Bolsonaro disse ao lado de Putin ser “solidário a todos aqueles países que querem e se empenham pela paz”. Na quinta-feira, o vice-chefe da missão do Brasil na ONU, João Genésio de Almeida Filho, defendeu no Conselho de Segurança uma “saída pacífica para a situação”.
fonte Jornal Nacional