Espaço 2 de Julho, entregue neste Dia dos Pais, leva mais qualidade de vida a moradores da Itinga

“Vai dar para caminhar, as crianças andarem de bicicleta, jogar bola, e todos que queiram aproveitar. Tem as mesas e lugares para fazer ginástica também. Ficou uma maravilha”. Quem descreve as benfeitorias que o Espaço 2 de Julho vai proporcionar no bairro de Itinga, Lauro de Freitas, é a moradora Maria do Carmo. A área de lazer, entregue à população de forma restrita neste domingo (9), Dia dos Pais, faz parte da obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga e compõe o Reservatório Rosa dos Ventos.

“Antes dessa obra tudo isso aqui era lama, mato, tinha muitos insetos e cobra. Sem falar nos alagamentos quando chovia. A minha casa alagou de perder tudo duas vezes. Depois que concluiu essa obra, mesmo com as fortes chuvas, a água não invadiu mais as casas”, contou Maria do Carmo apontando para a dimensão do reservatório de amortecimento que tem área total de 165.654,338 metros quadrados. Já o Espaço 2 de Julho possui mais de 11 mil m².

Localizada na Rua Jiboia, Itinga, a área de lazer não alagável foi inaugurada com a presença de representantes do Governo do Estado e do município de Lauro de Freitas. A urbanização da margem esquerda do reservatório de amortecimento 03, Espaço 2 de Julho, complementa a função do Parque Rosa dos Ventos. Na nova área os moradores vão poder desfrutar de uma quadra de vôlei de areia, parque infantil com equipamentos de inclusão, aparelhos de ginástica, mesas de jogos, além da ciclovia e passeio com 420 metros de extensão.

Com esta entrega, a obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga chegou a 43% de etapas concluídas. Nelson Pelegrino, secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, destacou benefícios das intervenções integradas de manejo de águas pluviais entre a capital baiana e Lauro de Freitas. “Esta é mais uma etapa concluída de uma grande obra de 170 milhões de investimentos. Com muita felicidade a gente percebe que essas intervenções já começaram a surtir efeitos. Temos a inibição de alagamentos nestas áreas de residências próximas, além da qualidade dos equipamentos de lazer e esportivos”, disse.

Acompanhando de maneira virtual todo o ato simbólico de entrega do Espaço 2 de Julho, a prefeita Moema Gramacho, que está cumprindo isolamento social para recuperação da Covid-19, reforçou as finalidades do equipamento destinado a prática de esporte e integração social. “Gostaria de estar presente. Não vai ser dessa vez, mas será em breve. É importante dizer que a gente apressou a entrega dessa obra porque ela já estava pronta. Solicitamos ao Governo do Estado e junto com o também deputado Nelson Pelegrino, fomos atendidos”, relatou a prefeita após desejar um feliz Dia dos Pais.

“Esta é uma obra grandiosa que consiste em diminuir os alagamentos em nossa cidade. Devido a sua magnitude ela não é uma obra que tem como ser concluída rapidamente. Tem a construção de seis reservatórios, alargamento de trechos dos rios, desassoreamento de canais e a implantação de áreas de lazer. Um projeto em que foi pensado primeiro a construção dos apartamentos Minha Casa Minha Vida porque já sabíamos da necessidade de desapropriação de algumas casas e indenização para aqueles que optaram por receber o valor do imóvel”, pontuou Moema.

Ubiratan Pereira, outro morador beneficiado pelo Espaço 2 Julho, conta que a macrodrenagem trouxe uma grande transformação para a localidade. “Antes dessa obra a gente sofreu bastante porque quando enchia, alagava as casas, ficávamos no desespero. Depois que fez essa obra, o Governo da Bahia com a Prefeitura, ficou uma maravilha para o morador. Nesse tempo de chuva que deu este ano não ficamos ofendido com nada. Aqui vai beneficiar nossos filhos e netos”, ponderou. A primeira etapa do Parque Rosa dos Ventos, composta por área alagável e de lazer, foi inaugurada em fevereiro deste ano.