Estudantes prejudicados por distância dos locais de prova poderão fazer o exame em outra data, anuncia MEC
Depois de reclamações de candidatos do Enem sobre a distância do local das provas, o MEC – Ministério da Educação anunciou, nesta segunda-feira (30), que eles vão poder fazer o exame em outra data.
Pelo menos 50 mil estudantes, segundo o Inep, responsável pelo exame, estão tendo problemas com o local de prova. Pelas regras do edital, a distância máxima entre o local da prova e a casa do candidato é de 30 quilômetros, mas não foi o que aconteceu com alguns estudantes.
Diante das reclamações, o Inep informou, nesta segunda, que quem estiver nessa situação, com provas marcadas muito longe de casa, vai poder fazer o exame em outra data, 12 e 13 de dezembro, e em novos locais a serem divulgados ainda, mas respeitando a distância máxima de 30 quilômetros da residência.
Para isso, os candidatos interessados terão que fazer o pedido no prazo de 13 a 17 de novembro, na página do candidato.
O presidente do Inep disse que não houve falha no sistema. Segundo ele, o problema se concentrou em munícipios com grandes extensões. Manuel Palácios reforçou que todos os inscritos, se quiserem, poderão fazer a prova na data original, 5 e 12 de novembro:
“Não há nenhum problema no sistema. A inscrição é feita por um sistema que não teve nenhuma falha. O processo de alocação é feito pela instituição responsável pela aplicação depois da inscrição, então, é como eu disse, a instituição tem que dizer em qual escola o estudante irá fazer a prova do Enem”.
fonte: Jornal Nacional
imagem: Luiz Fontes/MEC