Garota de 8 anos baleada durante operação em Valéria não resiste

Baleada na manhã do último domingo (15/08), durante um confronto entre policiais e traficantes no bairro de Valéria, em Salvador, uma garota de 8 anos foi socorrida para o Hospital do Subúrbio, onde ficou internada por mais de 24 horas. Na tarde de segunda-feira (16/08), por volta das 14h, aconteceu o pior.


Conforme o boletim diário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a criança de iniciais K. C. DOS S. não resistiu aos ferimentos. A pasta informa ainda que a ocorrência foi na praça do Conjunto Morada da Lagoa, localidade também conhecida como “Lagoa da Paixão”.
Ao Informe Baiano, leitores disseram que a vítima brincava na porta de casa quando foi atingida por um tiro na barriga. O página do Facebook Valéria News, que atua no bairro, disse que a menina perdeu 75% do intestino e a família chegou a criar uma vaquinha online para tentar uma cirurgia em São Paulo. Porém, infelizmente, não deu tempo.
O IB entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda posicionamento oficial sobre a ocorrência. Assim que a nota for enviada, a reportagem será atualizada.
Katiara x BDM
As facções Bonde do Maluco (BDM) e Katiara dominam a venda de entorpecentes na região e nas últimas semanas intensificaram a guerra por pontos de venda de drogas. Desde o início do mês, moradores relatam diversos tiroteios nas localidades do Penacho Verde, Lagoa da Paixão e Boca da Mata de Valéria.
Parte do bairro chegou a ter acesso restrito de ônibus. O Sindicato dos Rodoviários da Bahia recomendou, na sexta-feira (13/08), aos trabalhadores, que não entrassem em Nova Brasília de Valéria devido ao risco de serem baleados por traficantes e ônibus serem incendiados. Três dias antes, na noite de terça-feira (10/08), uma mulher foi assassinada e encontrada em via pública com as mãos amarradas, na localidade do Penacho Verde. A suspeita é que a vítima de prenome de Natália foi morta por traficantes. Relatos preliminares apontam que ela não tinha envolvimento com a criminalidade.