Hemoba celebra novos doadores e faz recepção especial para o Dia Nacional do Doador Voluntário; veja onde doar

Nesta quinta-feira (25), o doador de sangue na Bahia terá uma surpresa para celebrar o “super poder” de salvar vidas. A ação promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado nesta quinta (25).
Neste ano as ações de homenagens aos doadores têm como tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!”. Para Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, a ação tem a intenção de homenagear os doadores.
“Neste dia 25 de novembro, nós celebramos e homenageamos as pessoas que, de maneira solidária, vêm fazer essa doação que pode salvar mais de quatro vidas e sem nenhum tipo de benefício em troca. Eu costumo dizer que são pessoas que têm esse super poder que é o de salvar vidas, e por isso, estamos preparando uma surpresa e uma homenagem a todos esses doadores” contou Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, ao g1.

Fernando Araújo ainda diz que os baianos têm atendido aos chamados do Hemoba para doar sangue. “Quando a gente convoca o doador baiano ele tem atendido. Em 2020, tivemos 20 mil novos doadores. Esse ano já conseguimos manter essa quantidade de novos doadores. Esse é um trabalho não só de apelo, mas de interlocução para sensibilizar as pessoas. E os baianos têm atendido a esse chamado”, disse.
O diretor afirma que essa solidariedade do povo baiano faz com que a Bahia tenha uma situação diferente em relação a outros estados.
“A pandemia tem sido um período muito delicado para nós, momento em que os hemocentros de todo o país registram queda na coleta de bolsas de sangue. Mas essa empatia do povo baiano e o empenho e compromisso dos nossos profissionais têm garantido um estoque seguro para atendimento dos quase 40 mil pacientes cadastrados no ambulatório da Hemoba, além dos pacientes transfundidos nas mais de 350 unidades de saúde da rede pública estadual. Esse é um momento de agradecer e parabenizar esses verdadeiros heróis que nos ajudam na missão de salvar vidas”, contou.
De acordo com o gestor, atualmente a Bahia tem quase 200 mil doadores cadastrados. Segundo o Hemoba, a Bahia tem um estoque regular, mas que precisa de doações contínuas para não entrar em modo crítico.