Lauro de Freitas prorroga suspensão de atividades não essenciais por mais uma semana
De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a prorrogação das medidas restritivas também considera o aumento do número de casos positivos na Bahia e em Lauro de Freitas, bem como a quantidade de pessoas que aguardam regulação para leitos de UTI no Estado. Segundo Moema, mais de 400 pacientes se encontram nessa espera.
Entretanto, com a expectativa da abertura do Hospital Metropolitano com 100 leitos de UTI e 180 clínicos e a reabertura do Hospital da Costa dos Coqueiros com mais 100 leitos clínicos, os governos do Estado e municipais definiram em consenso começar a flexibilizar as medidas restritivas, mediante protocolos e a redução da taxa de ocupação de leitos de UTI, como afirma a prefeita.
“A adoção de processo de flexibilização das atividades econômicas e sociais está condicionada à redução, durante cinco dias seguidos, da taxa de ocupação de leitos de UTI em índice abaixo de 80%. Na hipótese de não acontecer, adotaremos medidas alternativas que já serão avaliadas na próxima terça-feira com os prefeitos da Região Metropolitana e capital”, disse.
A Prefeitura de Lauro de Freitas adicionou na lista de atividades com funcionamento excepcional, os serviços de banco, lotérica, correspondentes bancários e de distribuição de pneus e autopeças. O dispositivo, que exige o cumprimento de todos os protocolos de segurança e prevenção ao contágio pela Covid-19, foi acrescentado no decreto Nº 4.777, publicado nesta sexta-feira (12). Detalhes podem ser consultados no site.